Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64265

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Luciana Câmara Queiroz de-
dc.contributor.authorGonçalves Neto, José Oscar de Moura-
dc.date.accessioned2025-07-09T19:09:47Z-
dc.date.available2025-07-09T19:09:47Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-06-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES NETO, José Oscar de Moura. Partimento e Solfeggi: compreendendo os pontos de convergência e divergência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64265-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a identificar os aspectos convergentes e divergentes existentes entre as práticas do solfeggio e do partimento, as quais foram extensamente utilizadas como metodologia de ensino musical no século XVIII. Para tanto, foram analisados os elementos musicais/técnicos inerentes a cada uma das práticas mencionadas anteriormente. Tendo em vista a relevância da identificação dos aspectos convergentes e divergentes de maneira prática, elaborou-se uma discussão sobre uma lição de solfeggio, com o intuito de exemplificar a partir de elementos concretos as convergências e divergências supramencionadas.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSolfeggiopt_BR
dc.subjectPartimentopt_BR
dc.subjectBaixo Contínuopt_BR
dc.subjectEducação Musical - Séc. XVIIIpt_BR
dc.titlePartimento e Solfeggi: comprendeendo os pontos de convergência e divergênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8877404422727307pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2587310885848689pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify the convergent and divergent aspects between the practices of solfeggio and partimento, which were widely employed as music pedagogical methodologies in the 18th century. For this purpose, the inherent musical and technical elements of each of these practices were analyzed. Given the relevance of identifying in practical terms these convergent and divergent aspects, a detailed discussion of a solfeggio lesson was developed, with the purpose of exemplifying the aforementioned convergences and divergences through concrete musical elements.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Oscar de Moura Gonçalves Neto.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons