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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64194

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Telma Ferraz-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Izabella Vasconcelos Gamo de-
dc.date.accessioned2025-07-08T15:06:34Z-
dc.date.available2025-07-08T15:06:34Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Izabella Vasconcelos Gamo de. Alfabetização, heterogeneidade de conhecimentos e ensino remoto na pandemia do covid-19 : desafios docentes no 1o ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64194-
dc.description.abstractA heterogeneidade de conhecimentos, comum a todas as salas de aula e que se constitui como fonte de preocupação de muitos professores, revestiu-se de especificidades durante o tempo em que vivemos o afastamento físico das escolas, em decorrência da pandemia causada pelo Sars- CoV 2. Os acontecimentos dos anos de 2020 a 2022 serviram como pano de fundo da investigação, um vez que professores e estudantes da educação básica protagonizaram a experiência do ensino remoto emergencial. Este modelo de escola, em algumas instituições vivenciado inicialmente de forma inteiramente remota e posteriormente de modo híbrido – remoto/presencial, e em outras instituições, desde o início, de modo híbrido, nunca havia sido vivenciado no Brasil com crianças e adolescentes. Nesse cenário, em relação à alfabetização, identificou-se que as demandas individuais das crianças quanto ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, incluindo-se apropriação do SEA, fora dificultada em função da distância física entre professores e crianças. Para analisar as estratégias utilizadas para promover o ensino neste contexto, buscou-se, nesta investigação, mobilizar conceitos diretamente ligados à alfabetização, à heterogeneidade de conhecimentos e ao ensino remoto. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com gestoras, professoras, familiares e crianças, buscando compreender o atendimento a heterogeneidade de conhecimentos durante processo de alfabetização vivenciado no período pandêmico de 2020 a 2022. As observações das aulas presencial e remota, assim como a análise de materiais disponibilizados pelas escolas pública e privada foram fundamentais para o entendimento de todo esse momento singular. Através da análise de dados produzidos por métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa buscou atender aos objetivos disposto, proporcionando uma visão mais completa e complexa do fenômeno analisado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAlfabetização, heterogeneidade de conhecimentos e ensino remoto na pandemia do covid-19 : desafios docentes no 1o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7608027771629082pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe heterogeneity of knowledge, common to all classrooms and a source of concern for many teachers, took on specific characteristics when we experienced physical distancing from schools due to the pandemic caused by SARS-CoV-2. The events from 2020 to 2022 served as the backdrop for the investigation, as teachers and students in basic education experienced the emergency shift to remote teaching. This schooling model, initially experienced entirely remotely in some institutions and later transitioned to a hybrid format, while others began with a hybrid model from the start, was a completely new experience in Brazil for children of all ages. In this scenario, regarding literacy, it was revealed that the individual demands of children regarding the process of learning to read and write, including the appropriation of SEA (Socio- Emotional Approach), were hindered due to the physical distance between teachers and children. This study investigated strategies for effective teaching in the context of remote and hybrid learning, drawing on concepts of literacy development, learner diversity, and remote pedagogy. This study employed a multi-stakeholder approach, utilizing interviews with administrators, teachers, families, and children. The interviews explored how educators addressed the diverse knowledge levels of students during remote and hybrid literacy instruction from 2020 to 2022. Observing both in-person and remote classes, along with analyzing materials from public and private schools, proved crucial for understanding this unique moment. Through the analysis of data produced by qualitative and quantitative methods, the research aimed to meet the outlined objectives, providing a more comprehensive and complex understanding of the analyzed phenomenon.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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DISSERTAÇÃO Maria Izabella Vasconcelos Gamo de Barros (1).PDF2,3 MBAdobe PDFVista previa
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