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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64163

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gilson Lima da-
dc.contributor.authorSILVA, Deysianne Cristina Santos da-
dc.date.accessioned2025-07-08T12:32:41Z-
dc.date.available2025-07-08T12:32:41Z-
dc.date.issued2024-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Deysianne Cristina Santos da. Análise da Educação Ambiental como ferramenta da gestão de recursos hídricos em escolas públicas no contexto do Rio Ipojuca. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64163-
dc.description.abstractA crescente preocupação com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável impulsiona a integração da Educação Ambiental (EA) como uma ferramenta na gestão hídrica nos sistemas educacionais e nas comunidades. No contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), oferecem um guia abrangente para orientar esses esforços. Nesse sentido, a conservação dos recursos hídricos cada vez mais são foco de estudos e pesquisas. A cidade de Caruaru-PE é banhada pelo Rio Ipojuca, que possui escolas próxima das margens o que oferece uma oportunidade de estudar a relação entre o meio ambiente e a educação local, especialmente em uma região que enfrenta desafios ambientais significativos. Apesar dos esforços em promover a EA, ainda há uma lacuna na compreensão de como as escolas próximas ao Rio Ipojuca estão integrando práticas sustentáveis e envolvendo a comunidade em alinhamento com os ODS. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre escola e comunidade no contexto do Rio Ipojuca, investigando como a EA, através da ferramenta G5 ambiental (recursos hídricos - G1) pode ser aplicada como ferramenta integradora para a gestão de recursos hídricos. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática, que evidenciou o compromisso de professores e responsáveis na promoção de práticas sustentáveis. Posteriormente, foram aplicados questionários, estruturados em uma escola da região. As análises das informações obtidas serviram como base para o desenvolvimento de uma cartilha educacional. Os resultados indicam um forte engajamento dos professores e responsáveis na implementação de práticas ambientais, mas também revelam a necessidade de um guia estruturado para apoiar e aprimorar essas iniciativas por parte dos (as) estudantes. A cartilha fornece orientações práticas e estratégias para integrar de forma mais eficaz a educação ambiental nas escolas, alinhando-se aos ODS e fortalecendo a relação entre a escola e a comunidade no contexto do Rio Ipojuca.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRecursos-hidricospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBem-estar socialpt_BR
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.titleAnálise da Educação Ambiental como ferramenta da gestão de recursos hídricos em escolas públicas no contexto do Rio Ipojucapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6201990672041441pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0837282839700191pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua)pt_BR
dc.description.abstractxThe growing concern with environmental conservation and sustainable development drives the integration of Environmental Education (EE) as a tool for water resource management within educational systems and communities. In this context, the Sustainable Development Goals (SDGs), established by the United Nations (UN), offer a comprehensive framework to guide these efforts. Water resource conservation has increasingly become a focus of studies and research. The city of Caruaru-PE is traversed by the Ipojuca River, which has schools located near its banks, providing an opportunity to study the relationship between the environment and local education, particularly in a region facing significant environmental challenges. Despite efforts to promote EE, there remains a gap in understanding how schools near the Ipojuca River are integrating sustainable practices and engaging the community in alignment with the SDGs. This research aims to analyze the relationship between schools and the community in the context of the Ipojuca River, investigating how EE, through the G5 environmental tool (water resources - G1), can serve as an integrative approach to water resource management. Initially, a systematic review was conducted, highlighting the commitment of teachers and stakeholders in promoting sustainable practices. Subsequently, structured questionnaires were applied in a regional school. The analysis of the collected data served as the foundation for developing an educational booklet. The results indicate strong engagement from teachers and stakeholders in implementing environmental practices but also reveal the need for a structured guide to support and enhance these initiatives among students. The booklet provides practical guidelines and strategies to more effectively integrate environmental education into schools, aligning with the SDGs and strengthening the relationship between schools and the community in the context of the Ipojuca River.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

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