Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo Julião da-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Frederico Vitoria da-
dc.date.accessioned2025-07-07T19:32:12Z-
dc.date.available2025-07-07T19:32:12Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Frederico Vitoria da. Peso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64152-
dc.description.abstractNuma educação multicultural, compreender as diversas expressões da cultura de um povo evidencia um momento em que determinados traços culturais até então marginalizados são reconhecidos pelo poder do Estado. Dessa forma, a música brega, caracterizada pela sociedade como uma expressão artística de baixo valor (estético/moral), mesmo sendo recentemente patrimonializada pela Lei no 16.044/2017, no estado de Pernambuco e depois reconhecido como Movimento Brega, pela Prefeitura do Recife (Lei no 18.807/2021), possui grande alcance entre os jovens nas redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook), mas há tensões quando se trata de utilizá-la dentro do ambiente escolar. Sob a ótica do pensamento de Dominique Julia sobre a cultura escolar como objeto histórico, o objetivo geral da dissertação consistirá em analisar a importância do Movimento Brega e seus usos para o ensino de história, fomentando o debate com professores sobre a construção do patrimônio cultural, mapeando as práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino que utilizam o brega como recurso didático, analisando o brega pernambucano e o seu processo de reconhecimento pelo estado de Pernambuco, como Patrimônio Cultural, e pela Prefeitura do Recife, como Expressão Cultural. O produto desenvolvido será uma sequência didática que utiliza o brega como ferramenta pedagógica para o ensino de História e educação patrimonial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMovimento Bregapt_BR
dc.subjectPatrimóniopt_BR
dc.titlePeso não, tonelada! : relações entre o brega e o ensino de históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9683942305865192pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5895962434614480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxIn a multicultural education, understanding the diverse expressions of a people's culture highlights a moment when certain cultural traits, previously marginalized, are recognized by the power of the State. In this context, brega music, which society characterizes as an artistic expression of low aesthetic and moral value, has recently been patrimonialized by Law no. 16.044/2017 in the State of Pernambuco and later recognized as the Brega Movement by the Recife City Hall (Law no 18.807/2021). Despite its broad appeal among young people on social media platforms (TikTok, Instagram, Facebook), tensions arise when it comes to using it in the school environment. From the perspective of Dominique Julia’s thought on school culture as a historical object, the general objective of this dissertation is to analyze the importance of the Brega Movement and its uses for teaching history, fostering debate among teachers about the construction of cultural heritage, mapping the pedagogical practices of state education teachers who use brega as a didactic resource, and examining the recognition process of brega as Cultural Heritage by the State of Pernambuco and as Cultural Expression by the Recife City Hall. The developed product will be a didactic sequence that utilizes brega as a pedagogical tool for teaching history and cultural heritage education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Frederico Vitoria da Silva Neto.PDF97,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons