Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64149
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Talitha Lucena de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Jaqueline Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T19:02:36Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T19:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Jaqueline Oliveira da. A Educação Ambiental na formação inicial de professores de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64149 | - |
dc.description.abstract | Diante dos desafios ambientais contemporâneos, a formação docente assume um papel central na disseminação da Educação Ambiental. No entanto, persistem lacunas na integração dessa temática nos currículos de formação inicial de professores. Este trabalho investiga a inserção da EA no currículo do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, com o objetivo de analisar a preparação dos futuros docentes para abordar essa temática no ensino superior. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário a 70 estudantes da licenciatura em Geografia da UFPE, além de uma análise comparativa dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das universidades federais do Nordeste. Os resultados revelaram que, apesar do reconhecimento da importância da EA, a UFPE ocupa uma posição intermediária em relação a outras universidades da região. Além disso, de acordo com os estudantes, apresenta limitações na articulação entre teoria e prática, nas metodologias utilizadas e na oferta de disciplinas eletivas ambientais. As considerações finais sugerem ajustes nos PPCs, com ênfase na ampliação das atividades práticas, inclusão de novas disciplinas e maior capacitação dos docentes, a fim de melhorar a formação em EA e garantir a atuação efetiva dos futuros professores no ensino básico. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
dc.title | A Educação Ambiental na formação inicial de professores de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9899709701305962 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5659441081014787 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the contemporary environmental challenges, teacher education plays a central role in disseminating Environmental Education. However, gaps remain in integrating this theme into teacher training curricula. This study investigates the inclusion of EE in the curriculum of the Geography undergraduate teaching program at the Federal University of Pernambuco (UFPE), aiming to analyze the preparation of future teachers to address this topic in higher education. The research adopted a qualitative approach, applying a questionnaire to 70 Geography undergraduate students at UFPE, along with a comparative analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of federal universities in the Northeast region of Brazil. The results revealed that, despite recognizing the importance of EE, UFPE holds an intermediate position compared to other universities in the region. Moreover, according to students, there are limitations in the articulation between theory and practice, the methodologies used, and the availability of elective environmental courses. The final considerations suggest adjustments to the PPCs, emphasizing the expansion of practical activities, the inclusion of new courses, and greater teacher training to enhance EE education and ensure the effective performance of future teachers in basic education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6780-5987 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria_Jaqueline_com_ficha_catalografica_20_de_jun_assinado (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso de Maria Jaqueline Oliveira da Silva | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons