Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64146
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOES, Paulo Sávio Angeira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luana Karla de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T18:54:46Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T18:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Karla de Moura. Licença paternidade na vivência de pais professores universitários. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64146 | - |
dc.description.abstract | O conceito de paternidade perpassa um longo caminho histórico e cultural encontrando-se em período de transformações. Este vem sendo construído desde os primórdios da sociedade, visto que os papéis atribuídos aos pais se modificam a cada dia, a partir das demandas socioculturais existentes. No mundo contemporâneo tem emergido um rascunho de uma nova configuração familiar, na qual acontece a quebra da hierarquia doméstica e reorganização dos papéis em relação às questões de gênero. Sob esta ótica, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a vivência da licença paternidade na perspectiva de pais professores universitários. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com pais professores universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco. Antecedeu a coleta de dados, um estudo piloto, testando o instrumento de coleta e habilidades da pesquisadora, com participantes que se aproximavam do perfil exigido para o estudo. A posteriore, os pais foram localizados a partir da amostragem bola de neve, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas online, através da plataforma Google Meet. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados evidenciaram a incipiência da política da licença paternidade, principalmente no fator tempo, como também as dificuldades dos pais na transição para a paternidade, diante das novas responsabilidades no contexto familiar e social. Os discursos dos participantes salientaram limitações nas políticas públicas, para o exercício pleno da paternidade que vai além do tempo permitido para dedicar-se aos cuidados com o filho recém -nascido, envolve também restrições no estabelecimento de interações com a equipe de saúde. A pesquisa aponta também, a necessidade de sensibilização dos profissionais de saúde a estabelecerem estratégias de engajamento da figura paterna, para uma assistência promotora da saúde e do desenvolvimento infantil. Portanto, observa-se que favorecer a ampliação da política da licença paternidade atual é fundamental para garantir direitos básicos às famílias e promover lares potencializadores na participação paterna, através da divisão de tarefas e vinculação entre pais e filhos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Paternidade | pt_BR |
dc.subject | Licença paternidade | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Vínculo | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.title | Licença paternidade na vivência de pais professores universitários | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3337783318394451 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0012675796289882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente | pt_BR |
dc.description.abstractx | The concept of fatherhood goes through a long historical and cultural path. This has been constructed since the beginnings of society, undergoing changes in terms of its understanding, as the roles assigned to parents change every day, based on existing sociocultural demands. In the contemporary world, a draft of a new family configuration has emerged, in which the domestic hierarchy is broken and roles are reorganized in relation to gender issues. From this perspective, this research has the general objective of understanding the experience of paternity leave from the perspective of university professor fathers. This is a descriptive exploratory study, with a qualitative approach, carried out with parents who are university professors at the Federal Rural University of Pernambuco and the Federal Institute of Pernambuco. Before data collection, a pilot study, testing the collection instrument and the researcher's skills, with participants who approached the profile required for the study. Subsequently, the parents were located through snowball sampling, with semi-structured interviews being carried out online, using the Google Meet platform. The interviews were recorded, transcribed and analyzed in the light of content analysis in the thematic modality. The results highlighted the incipience of the paternity leave policy, mainly in terms of time, as well as the difficulties faced by fathers in the transition to fatherhood, given the new responsibilities in the family and social context. The participants speeches highlighted limitations in public policies, for the full exercise of paternity that goes beyond the time allowed to dedicate to caring for the newborn child, also involves restrictions in establishing interactions with the health team. The study highlights the need to raise awareness among health professionals to establish strategies to engage the father figure, for assistance that promotes health and child development. Favoring the expansion of the current policy is essential to guarantee basic rights to families and promote homes that enhance paternal participation, through the division of tasks and bonding between father and child. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6105493806457943 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luana Karla de Moura Silva.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons