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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64117
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Stella Virginia Telles de Araújo Pereira | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Josinete de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T13:38:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T13:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Josinete de Oliveira. Posse nominal em Aparai: Uma língua da família Karíb. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64117 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a posse nominal na língua Aparai, falada pela comunidade homônima, residente na Terra Indígena Paru D’este, ao norte do Estado do Pará. Utilizando uma abordagem funcionalista, busca-se compreender a organização da noção de posse nessa língua, analisando essas construções. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, concentrando-se em trabalho de campo na aldeia Bona na Terra Indígena Rio Paru D’este. Foram utilizados nesta pesquisa os dados linguísticos coletados in loco, durante a vigência do curso de Mestrado, junto à Pós-Graduação de Letras (UFPE), assim como as anotações prévias realizadas pela autora, durante sua vivência como professora no âmbito da educação escolar indígena. O estudo contou com a participação de seis indivíduos Aparai, que contribuíram voluntariamente com a coleta de dados conforme critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos nas normas do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. A literatura de abordagem funcionalista utilizada inclui os pesquisadores Hallyday (1989), Heine (1997, 2001), Haspelmath (2008), Stassen (2009 apud Dixon, 2010) e Aikhenvald (2013), que exploram construções possessivas em diferentes línguas encontradas na América Latina e na Amazônia. Além da base teórica, também foram consultados estudos sobre posse em línguas Karíb no Parque do Tumucumaque, realizados por Tavares (2005) e Meira (1999), a fim compreender a relação entre elas. Como resultado, observamos que a posse em Aparai é um fenômeno complexo, marcado pela interação de fatores morfossintáticos e semânticos. As construções possessivas apresentam características específicas, como a distinção entre posse alienável e inalienável, mediante a presença simultânea, de um lado, de prefixos pessoais possessivos e, de outro, de marcadores de inalienabilidade e de alienabilidade. Casos de exceção, ou com morfologia irregular, assim como alomorfias decorrentes de condicionamento fonológico também foram observados e descritos neste estudo. Com base nos resultados, pretendemos propor futuramente a organização de materiais que possam integrar o conhecimento produzido sobre a construção da posse na língua Aparai no contexto da educação escolar em língua indígena, como, por exemplo, o desenvolvimento de material didático. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Descrição | pt_BR |
dc.subject | Língua Aparai | pt_BR |
dc.subject | Expressão de posse | pt_BR |
dc.subject | Família Karíb | pt_BR |
dc.title | Posse nominal em Aparai : uma língua da família Karíb | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2231129804382364 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9868929094681867 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study addresses nominal possession in the Aparai language, spoken by the homonymous community, residing in the Paru D'este Indigenous Land, in the north of the State of Pará. Using a functionalist approach, we seek to understand the organization of the notion of possession in this language, analyzing how these constructions occur. The research adopts a qualitative methodology, focusing on fieldwork in the Bona village in the Rio Paru D’este Indigenous Land. In this research, linguistic data were collected on site, during the Master’s course, at the Pós-Graduação de Letras (UFPE), as well as by previous notes made by the author, during her experience as a teacher in the context of indigenous school education. The study included the participation of six Aparai individuals, who voluntarily contributed to data collection in accordance with inclusion and exclusion criteria previously established in the rules of the Comitê de Ética em Pesquisa (Research Ethics Board) of the Universidade Federal de Pernambuco. The functionalist approach literature used includes researchers Hallyday (1989), Heine (1997, 2001), Haspelmath (2008), Stassen (2009 apud Dixon, 2010), and Aikhenvald (2013), who explore possessive constructions in different languages found in Latin America and the Amazon. In addition to the theoretical basis, studies on possession in Karíb languages in the Parque do Tumucumaque, carried out by Tavares (2005) and Meira (1999), in order to better understand the relationship between them. As a result, we observed that possession in Aparai is a complex phenomenon, marked by the interaction of morphosyntactic and semantic factors. Possessive constructions have specific characteristics, such as the distinction between alienable and inalienable possession, through the simultaneous presence, on the one hand, of possessive personal prefixes and, on the other, of inalienability and alienability markers. Exceptional cases, or with irregular morphology, as well as allomorphies resulting from. Phonological conditioning were also observed and described in this study. Based on the results, we intend to propose in the future the organization of materials that can integrate the knowledge produced about the construction of possession in the Aparai language in the context of school education in an indigenous language, such as, for example, the development of teaching material. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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