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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64101

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO, Maria das Graças Wanderley de Sales-
dc.contributor.authorBATISTA, Raissa Luisa da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-06T17:53:11Z-
dc.date.available2025-07-06T17:53:11Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationBATISTA, Raissa Luisa da Silva. Avaliação da influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosas. 2024. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64101-
dc.description.abstractIntrodução: o letramento digital em saúde é definido como a capacidade de procurar, encontrar, compreender e avaliar informações de saúde a partir de fontes eletrônicas e aplicar os conhecimentos adquiridos para abordar ou resolver um problema de saúde. Entretanto pessoas idosas podem não apresentar tais habilidades, sendo fundamental a realização de programas de inclusão digital. Objetivo: objetivo deste estudo foi analisar a influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosas, considerando os aspectos demográficos e socioeconômicos da população estudada. Metodologia: trata-se de um estudo longitudinal retrospectivo que foi realizado entre abril a novembro de 2023, no distrito sanitário IV em Recife/PE junto aos grupos de convivência de pessoas idosas ligados a unidade de saúde da família, centros de referência da assistência social, centro comunitário da paz e PROIDOSO UFPE. Foram utilizadas as informações do banco de dados da pesquisa intitulada: Programa de promoção da alfabetização e letramento digital em saúde de idosos comunitários no município do Recife/PE, que tinha 311 pessoas idosas cadastradas. Neste estudo foram excluídos aqueles com alteração cognitiva grave e que não retornaram para a reavaliação, resultando numa amostra de 210 pessoas idosas. O programa foi composto por três encontros, uma vez por semana, três horas por dia. O modelo dos grupos foi de um profissional de nível superior para cada quatro pessoas idosas. As aulas eram centradas na demanda trazida pela pessoa idosa. Também foram ofertadas as cartilhas elaboradas demonstrando o passo a passo para realização de diversas tarefas no uso do celular e navegação na internet serviram de suporte didático. Essas cartilhas possuem 13 tópicos, são eles: glossário de símbolos, funções básicas de dispositivos móveis, comunicação, armazenamento de dados e arquivos, internet, calendário, entretenimento, privacidade, soluções de problemas e gerenciamento de software, fake news e infodemia, golpes, netiqueta e infográficos. Resultados: verificou-se que a maioria pertence ao sexo feminino, são aposentadas, residem sem companheiro, possuem alta escolaridade e possuem renda familiar de um a três salários-mínimos. Na avaliação a maioria significativa apresentou letramento digital em saúde classificado como baixo. Na reavaliação observou-se que houve um aumento do número de pessoas idosas com alto letramento digital em saúde. Conclusão: o perfil dos participantes deste estudo, se caracterizou com maioria de pessoas idosas do sexo feminino (84,3%), com escolaridade de 12 a 17 anos (36,2%), aposentadas (85,2%), que não exercem nenhum tipo de atividade laboral (59,5%), com renda familiar de um a três salários-mínimos (39,1%) e que participam do PROIDOSO UFPE. A maioria significativa das pessoas idosas da amostra apresentaram letramento digital em saúde classificado como baixo. Acredita-se que o programa de inclusão digital proposto neste estudo influenciou positivamente o letramento digital em saúde reduzindo o baixo letramento e ampliando a quantidade de pessoas idosas com médio e alto letramento digital em saúde. Palavras- chave: pessoas idosas; letramento digital; saúde; eHEALS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPessoas idosaspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjecteHEALSpt_BR
dc.titleAvaliação da influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLINS, Carla Cabral dos Santos Accioly-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622476387700959pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9161992270492544pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: digital health literacy is defined as the ability to search for, find, understand, and evaluate health information from electronic sources and apply the knowledge acquired to address or solve a health problem. However, older adults may not have such skills, making it essential to implement digital inclusion programs. Objective: the objective of this study was to analyze the influence of a digital inclusion program on the digital health literacy of older adults, considering the demographic and socioeconomic aspects of the population studied. Methodology: this is a retrospective longitudinal study that was carried out between April and November 2023, in health district IV in Recife/PE with elderly people's social groups linked to the family health unit, social assistance reference centers, community peace center, and PROIDOSO UFPE. Information from the research database entitled: Program to promote digital health literacy and literacy for community-dwelling elderly people in the city of Recife/PE, which had 311 registered older adults, was used. In this study, those with severe cognitive impairment and who did not return for reassessment were excluded, resulting in a sample of 210 elderly people. The program consisted of three meetings, once a week, three hours a day. The group model was one higher education professional for every four elderly people. The classes were centered on the demand brought by the elderly person. The booklets prepared demonstrating the step-by-step process for carrying out various tasks using a cell phone and browsing the Internet also served as didactic support. These booklets have 13 topics, namely: glossary of symbols, basic functions of mobile devices, communication, data and file storage, internet, calendar, entertainment, privacy, troubleshooting and software management, fake news and infodemic, scams, netiquette and infographics. Results: it was found that most of them are female, retired, live without a partner, have a high level of education and have a family income of one to three minimum wages. In the evaluation, the significant majority had digital health literacy classified as low. In the reassessment, it was observed that there was an increase in the number of elderly people with high digital health literacy. Conclusion: the profile of the participants in this study was characterized by most elderly women (84.3%), with 12 to 17 years of schooling (36.2%), retired (85.2%), who do not engage in any type of work activity (59.5%), with a family income of one to three minimum wages (39.1%) and who participate in PROIDOSO UFPE. The significant majority of the elderly people in the sample presented digital health literacy classified as low. It is believed that the digital inclusion program proposed in this study positively influenced digital health literacy, reducing low literacy and increasing the number of elderly people with medium and high digital health literacy.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7316828290702995pt_BR
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