Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64061

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Noadia Maria Guimarães da-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:17:01Z-
dc.date.available2025-07-03T12:17:01Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.identifier.citationSILVA, Noadia Maria Guimarães da. Relação entre indicadores de adiposidade, desempenho acadêmico e desempenho motor em crianças : uma análise de mediação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64061-
dc.description.abstractContextualização: A obesidade infantil é um desafio global de saúde pública, associado a consequências adversas físicas, cognitivas e sociais. Estudos sugerem que altos níveis de adiposidade impactam negativamente o desempenho acadêmico (DA) e motor em crianças. Entretanto, o mecanismo causal dessa relação ainda não tem sido elucidado. Objetivo: Analisar se a coordenação motora grossa medeia a relação entre diferentes indicadores de adiposidade e desempenho acadêmico (Português e Matemática) em crianças. Método: Trata-se de um estudo transversal, que contou com uma amostra 743 crianças, de ambos os sexos (383 meninas), com idade entre 6 e 10 anos, da rede municipal de ensino de Lagoa do Carro-PE. Os dados de desempenho acadêmico em Português e Matemática foram obtidos a partir do resultado da prova do SAEPE, fornecida pela Secretaria de Educação do município. Os indicadores de adiposidade referem-se ao índice de massa corporal, circunferência de cintura, relação cintura- estatura e percentual de gordura e índice de forma corporal. A CMG foi avaliada com a bateria Körperkoordinationstest für Kinder. A análise de mediação utilizou o método Bootstrap com 5000 reamostragens. Resultados: A análise de mediação revelou que a CMG mediou significativamente a relação entre os indicadores de adiposidade e o desempenho acadêmico em Português e Matemática, explicando 66,3% e 68,3% das variâncias, respectivamente. Em todos os modelos testados, os efeitos indiretos foram significativos, indicando que a CMG medeia completamente a relação entre adiposidade e DA. Conclusão: Nossos resultados destacam o papel da CMG como mediadora na relação entre adiposidade e DA, destacando a importância de intervenções escolares voltadas ao desenvolvimento motor e ao controle da obesidade, a fim de promover a benefícios à saúde física e ao sucesso educacional de crianças. Este estudo reforça a necessidade de políticas públicas integradas que considerem a complexa interação entre esses fatores no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectCoordenação Motora Grossapt_BR
dc.titleRelação entre indicadores de adiposidade, desempenho acadêmico e desempenho motor em crianças : uma análise de mediaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1869838789598676pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxBackground: Childhood obesity is a global public health challenge, associated with adverse physical, cognitive and social consequences. Studies suggest that high levels of adiposity have a negative impact on academic and motor performance in children. However, the causal mechanism of this relationship has yet to be elucidated. Objective: This study aimed to examine whether gross motor coordination mediates the relationship between different indicators of adiposity and academic performance (Portuguese and Mathematics) in children. Method: This was a cross-sectional study with a sample of 743 children of both sexes (383 girls), aged between 6 and 10, from the municipal school system of Lagoa do Carro-PE. Data on academic performance in Portuguese and Mathematics was obtained from the results of the SAEPE test, provided by the municipality's Department of Education. The indicators of adiposity refer to body mass index, waist circumference, waist-to-height ratio and fat percentage and body shape index. Gross motor coordination (GMC) was assessed using the Körperkoordinationstest für Kinder battery. The mediation analysis used the Bootstrap method with 5000 resamplings. Results: Mediation analysis revealed that GMG significantly mediated the relationship between adiposity indicators and academic performance in Portuguese and Math, explaining 66.3% and 68.3% of the variances, respectively. In all the models tested, the indirect effects were significant, indicating that GMC completely mediates the relationship between adiposity and academic performance. Conclusion: Our results highlight the role of GMC as a mediator in the relationship between adiposity and academic performance, highlighting the importance of school interventions aimed at motor development and obesity control in order to promote physical health benefits and educational success for children. This study reinforces the need for integrated public policies that consider the complex interaction between these factors in the school environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Noadia Maria Guimarães da Silva.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons