Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParahyba, Fatiha Dechicha-
dc.contributor.authorAraújo, Marília Cristina Santos de-
dc.date.accessioned2025-07-02T16:12:54Z-
dc.date.available2025-07-02T16:12:54Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-06-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marília Cristina Santos de. ANALYSIS OF ORAL PRACTICE IN THE TEACHING OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64046-
dc.description.abstractA implementação da Oralidade na educação básica pernambucana é um direito assegurado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) e pelos Parâmetros Curriculares de Pernambuco (PCPE) (2013). Entretanto, embora um grande número de estudos tenha sido realizado para a investigação dos gêneros textuais, pouco tem sido explorado sobre o uso dos gêneros orais no ensino e aprendizagem básica do inglês como língua estrangeira no Brasil. Este artigo, nesse sentido, tem como objetivo analisar o uso dos gêneros orais e a prática da Oralidade em uma turma inserida em uma Escola Pública de segundo ano do ensino médio, a fim de compreender se a Oralidade é praticada ou não e, em caso afirmativo, a principais dificuldades enfrentadas pelo professor e pelos alunos na elaboração das práticas orais. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se na noção de gênero apresentada por Bakhtin (2016) e nas contribuições de Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de línguas baseado em gêneros textuais. O artigo se apoia nos trabalhos de Dolz-Mestre e Gagnon (2015) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre a noção de modelo didático de gênero e o desenvolvimento de sequências didáticas. A pesquisa traz ainda os trabalhos de Machado e Cristovão (2016) e Marques (2023) como contribuições para a compreensão da implementação da Oralidade em sala de aula. O corpo consiste em uma entrevista transcrita realizada com o professor de inglês, (b) bem como um questionário aplicado com os alunos de inglês da turma em questão, (c) e a análise de uma atividade oral realizada pelo professor. Os resultados indicam que o professor compreende a necessidade de implementar a prática oral aliada ao uso de gêneros. Porém, vários fatores são impeditivos ao desenvolvimento da prática. A conclusão deste artigo é que a prática da Oralidade na escola pública continua sendo um desafio pelos diversos motivos acima mencionados, principalmente pelo fato de os gêneros orais não serem bem desenvolvidos na educação básica. Nesse sentido, são necessárias mais pesquisas sobre as vantagens da implementação dos gêneros orais e do uso da Oralidade para compreender os impactos de tais práticas no processo de aprendizagem da língua em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectOral Genrespt_BR
dc.subjectTeaching of Englishpt_BR
dc.titleANALYSIS OF ORAL PRACTICE IN THE TEACHING OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1790496613009777pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3006618581548481pt_BR
dc.description.abstractxThe implementation of Orality in Basic Education in Pernambuco is a right secured by the Brazilian National Curriculum Standards (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) (2018) and the Curricular Parameters of Pernambuco (Parâmetros Curriculares de Pernambuco - PCPE) (2013). However, while a large number of studies have been conducted on textual genres, little has been explored about the use of oral genres for the teaching and learning of English as a foreign language in Brazil. The present work, in this sense, aims to analyze the use of oral genres and the practice of orality in a class of a Public School of the second year of high school in order to comprehend whether orality is practiced or not and if so, the main difficulties faced by the teacher and the students regarding the elaboration of the oral practices. The theoretical framework of this research is based on the notion of genre presented by Bakhtin (2016) and Schneuwly and Dolz’s contributions (2004) on language teaching based on textual genres. The research relies also on the work by Dolz-Mestre and Gagnon (2015) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) on the notion of the didactic model of genre and the development of didactic sequences. It also brings Machado and Cristovão (2016) and Marques’ contributions (2023) for the comprehension of the implementation of orality in the classroom. The corpus consists of (a) a transcribed interview carried out with the teacher of English, (b) as well as a questionnaire applied to with the English students of the given classroom, (c) and the analysis of an oral activity carried out by the teacher. The findings indicate that the teacher comprehends the necessity of implementing oral practice altogether with the use of genres. However, several factors impede the development of the said practice. The conclusion reached in this paper is that the practice of Orality in the public school remains a challenge, mainly due to the fact that the oral genres are not well developed in Basic Education. Hence, further research on the advantages of the implementation of oral genres and the use of orality is necessary in order to comprehend the impacts of such practices on the language learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marília Cristina Santos de Araújo .docx.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons