Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | NERY, Yarithissa Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T18:13:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T18:13:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-30 | - |
dc.identifier.citation | NERY, Yarithissa Felipe. Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029 | - |
dc.description.abstract | A presente produção visa abordar o processo de juvenilização ocorrido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da análise do identitário desses novos sujeitos, a partir de sua relação com o campo do trabalho e dos principais motivos que os levam à defasagem no ensino regular e à migração para a EJA. Tal fenômeno caracteriza-se como uma evidência empírica, o que explicita sua incidência no campo educacional, evidenciando a incapacidade das instituições de atenderem às demandas da população mais jovem, considerando suas realidades socioeconômicas. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise fundamentada no materialismo histórico-dialético, baseando-se nos Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A análise dos resultados revela que a juvenilização na EJA explicita diversas contradições estruturais do sistema educacional brasileiro, destacando, sobretudo, a ineficácia do ensino regular em garantir a permanência e o sucesso escolar de muitos jovens. Tal realidade evidencia os inúmeros percalços nas trajetórias desses sujeitos, uma vez que a maioria dos jovens que recorrem à EJA são oriundos de contextos de vulnerabilidade, nos quais fatores como a necessidade de trabalhar precocemente, a falta de suporte pedagógico e a desmotivação escolar contribuem para a evasão. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Juvenilização | pt_BR |
dc.subject | Trabalho-educação | pt_BR |
dc.title | Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9824617298149608 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0066800362038705 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - YARITHISSA NERY.pdf | 450,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons