Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de-
dc.contributor.authorNERY, Yarithissa Felipe-
dc.date.accessioned2025-07-01T18:13:42Z-
dc.date.available2025-07-01T18:13:42Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-06-30-
dc.identifier.citationNERY, Yarithissa Felipe. Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029-
dc.description.abstractA presente produção visa abordar o processo de juvenilização ocorrido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da análise do identitário desses novos sujeitos, a partir de sua relação com o campo do trabalho e dos principais motivos que os levam à defasagem no ensino regular e à migração para a EJA. Tal fenômeno caracteriza-se como uma evidência empírica, o que explicita sua incidência no campo educacional, evidenciando a incapacidade das instituições de atenderem às demandas da população mais jovem, considerando suas realidades socioeconômicas. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise fundamentada no materialismo histórico-dialético, baseando-se nos Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A análise dos resultados revela que a juvenilização na EJA explicita diversas contradições estruturais do sistema educacional brasileiro, destacando, sobretudo, a ineficácia do ensino regular em garantir a permanência e o sucesso escolar de muitos jovens. Tal realidade evidencia os inúmeros percalços nas trajetórias desses sujeitos, uma vez que a maioria dos jovens que recorrem à EJA são oriundos de contextos de vulnerabilidade, nos quais fatores como a necessidade de trabalhar precocemente, a falta de suporte pedagógico e a desmotivação escolar contribuem para a evasão.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectJuvenilizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho-educaçãopt_BR
dc.titleJuvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9824617298149608pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0066800362038705pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - YARITHISSA NERY.pdf450,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons