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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63996
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | GUIMARÃES, Thayse Figueira. | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T12:15:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T12:15:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Thayse Figueira. Performances identitárias em trajetórias textuais na escola e nas redes sociais virtuais: uma observação multissituada. Indisciplina, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-15, out. 2019. Semestral. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rila/article/view/27218/pdf. Acesso em: 26 ago. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63996 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo resgata a observação etnográfica realizada em uma escola pública do Estado Rio de Janeiro, Brasil, e nas redes sociais Facebook e Twitter, ao discutir a investigação das performances identitárias por meio das trajetórias textuais. A referida pesquisa focalizou as performances identitárias do estudante focal Luan e sua trajetória de textos, a partir de suas experiências de circulação nos letramentos escolares e nas redes sociais on-line. Considerar as trajetórias textuais significa contemplar discursos (materializados em textos) em trânsito por diferentes contextos. Na pesquisa, explorou-se a circulação de textos e de discursos na proposta de uma metodologia multissituada (Marcus, 1995), ao observar etnograficamente Luan na escola e nas redes virtuais. Este estudo discute o movimento dos textos e dos discursos pela mobilização do conceito de entextualização (Bauman; Briggs, 1990) e de indexicalidade (Silverstein, 2003). Com base nos dados apresentados, infere-se que as entextualizações e as recontextualizações realizadas por Luan permitem visualizar a indexicalidade da linguagem em ação. Os dados também possibilitam contemplar os atravessamentos sociais, culturais, identitários, semióticos e de circulação dos processos comunicativos contemporâneos. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 1-15 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Performances identitárias | pt_BR |
dc.subject | entextualização | pt_BR |
dc.subject | etnografia multissituada | pt_BR |
dc.subject | indexicalidade | pt_BR |
dc.title | Performances identitárias em trajetórias textuais na escola e nas redes sociais virtuais: uma observação multissituada | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | ParcialmenteAcessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GUIMRÃES. Performances identitárias em trajetorias textuais. p. 1-15 .pdf Acesso restrito | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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