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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIMÕES, José Luís-
dc.contributor.authorXAVIER, Alessandra de Lima-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:17:00Z-
dc.date.available2025-06-27T19:17:00Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationXAVIER, Alessandra de Lima. As vozes negras de jovens da Escola de Referência Dom Sebastião Leme : visibilidade como forma de protagonismo juvenil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63976-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a tomada de consciência de estudantes a partir do protagonismo juvenil, conferindo estoque ao papel do Jovem negro como sujeito transformador da sua própria história. A fase da adolescência traz ao jovem muitas tensões, principalmente para os jovens negros, pobres e periféricos, que sofrem uma segregação histórica se arrastando até os dias atuais. Diante dessa realidade, buscamos analisar o protagonismo juvenil, atuante dentro do espaço escolar, que retira a mordaça e deixa ressoar as vozes da juventude negra. Ouvir quem foi silenciado nos permite fortalecer as políticas públicas afirmativas para um grupo estigmatizado a partir do racismo estrutural. Romper com essas estruturas colonialistas ainda depende de muitas lutas sociais, que promovam a emancipação dos grupos que foram subalternizados e excluídos desde a colonização. Para que isso aconteça, faz-se necessária uma descolonização diante dos domínios que se perpetuaram desde a invasão das Américas. Diante disso, fazemos a pergunta: Como a escola pública desperta o jovem a se tornar um protagonista da sua própria vida? Nossa investigação foi realizada na rede estadual de ensino de Pernambuco, na escola de referência Dom Sebastião Leme, localizada no bairro do Ibura, área periférica da cidade do Recife. As entrevistas foram feitas com estudantes de ambos os sexos, matriculados no Ensino Médio da referida escola, que se autodeclaram negros e pardos. Por entendermos que a mutabilidade é característica inerente dos seres humanos à vida social, consideramos a mudança, o movimento e um olhar dinâmico sobre os processos sociais a partir da história oral e de vida, que busca analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento do grupo pesquisado, aliada a um tipo de procedimento, a Análise de Conteúdo como aportes metodológicos para a realização da investigação. Através da oralidade, pudemos perceber a emoção, os sentimentos, as lembranças, os suspiros, que nos ajudaram a tecer as histórias de vida desses meninos e meninas, construídas dentro e fora dos muros da escola. Os resultados apontam que as relações construídas na escola, a partir do protagonismo juvenil, resgata nos jovens negros a autoestima e, em consequência, a tomada de uma consciência crítica transformadora que os levam à emancipação na sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectVozespt_BR
dc.subjectJovens negrospt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.titleAs vozes negras de jovens da Escola de Referência Dom Sebastião Leme : visibilidade como forma de protagonismo juvenilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0247722464051907pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1520982273735802pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aimsto analyze students' consciousness based on youth protagonism, highlighting the role of young black people as the fomer of their own history. The adolescent phase brings many tensions to young people, particularly those who are Black, poor, and from peripheral areas, facing historical segregation that persists to this day. Faced with this reality, we sought to analyze the youth protagonism within the school environment, which removes the muzzle and allows the voices of Black youth to resonate. Listening to those who have been silenced enables us to strengthen affirmative public policies for a stigmatized group affected by structural racism. Breaking with these colonialist structures still depends on many social struggles that promote the groups’ emancipation that have been subalternate and excluded since colonization. For this to happen, decolonization is necessary in the face of dominions that have persisted since the Americas' invasion. Therefore, we ask the question: How does public school help Young people become protagonists in their own lives? Our investigation was held in the Pernambuco state, at Dom Sebastião Leme reference school in the Ibura neighborhood, a peripheral area of Recife. Interviews were conducted with high school students of both genders enrolled in the school above who identified themselves as black or mixed race. We understand that mutability is an integral characteristic of human beings in social life. We consider change, movement, and a dynamic view of social processes through oral and life history, which aims to analyze and interpret deeper aspects, describing the complexity of thegroup's behavior, along with a type of procedure and content Analysis, as methodological contributions to the research. Through orality, we could perceive emotion,feelings, memories, and sighs, which helpedus to weave together the life stories of theseboys and girls built inside and outside the school walls. The results show that therelationships built at school through Youth protagonism bring back self-esteem in Young black people and, as a result, atransformative critical consciousness that leads them to social emancipation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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