Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMUSTAFÁ, Maria Alexandra Monteiro-
dc.contributor.authorMOURA, Lucas Joaquim de-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:12:50Z-
dc.date.available2025-06-27T17:12:50Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationMOURA, Lucas Joaquim de. Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. O principal objetivo da pesquisa foi compreender a influência do catolicismo, partindo de uma breve análise histórica até o surgimento das primeiras Escolas de Serviço Social no mundo e na América Latina, onde referencia-se a Escola de Serviço Social em Pernambuco. A metodologia desta pesquisa foi de cunho tanto bibliográfico com os estudos de Iamamoto e Carvalho; Castro e Montaño quanto documental com as análises dos documentos episcopais e recortes de jornais referente a Escola de Serviço Social em Pernambuco. Conclui-se que a religião, em especial o catolicismo, desempenharam um papel importante sendo essencial tanto na construção quanto na institucionalização do Serviço Social. Por isso, este estudo contribui para a compreensão dos fundamentos profissionais, vinculados, inicialmente, à prática religiosa.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNeotomismopt_BR
dc.subjectServiço Social em Pernambucopt_BR
dc.subjectQuestão Socialpt_BR
dc.titleServiço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8155155203407196pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2692326292236491pt_BR
dc.description.abstractxThis paper has as its theme Social Service and the Catholic Church: an analysis of the influence of Catholicism on the emergence of the School of Social Service in Pernambuco. The main objective of the research was to understand the influence of Catholicism, starting from a brief historical analysis until the emergence of the first Schools of Social Service in the world and in Latin America, where the School of Social Service in Pernambuco is referenced. The methodology of this research was both bibliographical with the studies of Iamamoto and Carvalho; Castro and Montaño and documentary with the analysis of episcopal documents and newspaper clippings related to the School of Social Service in Pernambuco. It is concluded that religion, especially Catholicism, played an important role and was essential both in the construction and institutionalization of Social Service. Therefore, this study contributes to the understanding of the professional foundations, initially linked to religious practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6838-3708pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Lucas Joaquim de Moura-1.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons