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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63968
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | FALCÃO, Francisco José Calazans | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:44:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T13:44:55Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO, Francisco José Calazans. História cultural e história da educação. Revista Brasileira de Educação, São Gonçalo, v. 11, n. 32, p. 328-375, ago. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26463324_Historia_cultural_e_historia_da_educacao. Acesso em: 15 ago. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63968 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé estão ao fim do texto]. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa a separação entre a história cultural e a história da educação. Examinando obras a partir dos anos de 1970, verifica a importância crescente da história cultural e a ausência quase completa de trabalhos relativos à história cultural da educação. Aborda questões disciplinares e institucionais, mas também historiográficas, que concorrem para a exclusão de determinadas disciplinas, como a história da educação, do âmbito de trabalho do historiador. Durante a década de 1980, detecta maior interesse pela história da educação e por sua inserção nas perspectivas historiográficas. Focaliza algumas questões que interessam aos historiadores e aos historiadores da educação: as relações entre história e cultura; a tentativa de considerar a história cultural em duas perspectivas: uma que lhe atribui o recorte e análise de objetos culturais, e outra que privilegia os pressupostos metodológicos, abordando tanto as práticas sociais como as suas representações, de acordo com concepções das diversas teorias sociais. Conclui que a história cultural é um campo multi ou interdisciplinar, não apenas um tipo de abordagem, nem apenas um novo espaço ou dimensão do real, e enfatiza a necessidade de uma reflexão mais sistemática sobre a educação como um tema/objeto de investigação necessário à compreensão da formação cultural de uma sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 328-375 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | história cultural | pt_BR |
dc.subject | história da educação | pt_BR |
dc.title | História cultural e história da educação | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2006 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FALCON. História cultural e história da educação. p. 328-375.pdf Acesso restrito | 295,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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