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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63967
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Alex Ferreira Falcão | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Melquesedec da Silva Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:44:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T13:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-21 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Melquesedec da Silva Aragão. Avaliação dos impactos na rede de transmissão de Pernambuco com a integração de carregadores para veículos elétricos nas rodovias do estado. 2025. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63967 | - |
dc.description.abstract | A mobilidade elétrica tem se consolidado como uma alternativa viável para a redução das emissões de carbono e da dependência de combustíveis fósseis. No entanto, a expansão da frota de veículos elétricos traz desafios para a infraestrutura elétrica, exigindo um planejamento adequado para garantir a confiabilidade do suprimento energético. Este trabalho analisa o impacto da inserção de carregadores de veículos elétricos na rede elétrica do estado de Pernambuco, com foco no carregamento das subestações de fronteira e na capacidade do sistema de distribuição. Foram realizadas simulações por meio dos softwares ANAREDE e ORGANON, considerando diferentes cenários de demanda, avaliando o comportamento dos transformadores e a influência dos seus parâmetros elétricos, como resistência e reatância equivalente, que impactam diretamente o seu carregamento. Os resultados indicam que, embora a maioria das subestações opere dentro dos limites técnicos, algumas apresentam sobrecarga significativa independentemente da conexão das cargas dos carregadores. Isso evidencia um esgotamento da capacidade de transformação dessas subestações, tornando necessário o reforço da infraestrutura para evitar impactos na qualidade do fornecimento de energia. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | ANAREDE | pt_BR |
dc.subject | ORGANON | pt_BR |
dc.subject | Planejamento operacional | pt_BR |
dc.subject | Impactos na rede | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos impactos na rede de transmissão de Pernambuco com a integração de carregadores para veículos elétricos nas rodovias do estado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5349604653851678 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | lattes.cnpq.br/9099125875832680 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Electric mobility has emerged as a viable alternative for reducing carbon emissions and dependence on fossil fuels. However, the expansion of the electric vehicle fleet presents challenges for the electrical infrastructure, requiring proper planning to ensure the reliability of energy supply. This study analyzes the impact of integrating electric vehicle chargers into the electrical grid of the state of Pernambuco, focusing on the loading of transmission-distribution substations and the capacity of the distribution system. Simulations were carried out using the ANAREDE and ORGANON software tools, considering different demand scenarios to evaluate the performance of power transformers and the influence of their electrical parameters, such as equivalent resistance and reactance, which directly affect their loading. The results indicate that, although most substations operate within technical limits, some experience significant overloads regardless of the connection of electric vehicle chargers. This highlights the saturation of the transformation capacity of these substations, emphasizing the need to reinforce the infrastructure in order to prevent negative impacts on the quality of power supply. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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