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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63932

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSTEINER, Andrea Quirino-
dc.contributor.authorSANTANA, Jenifer Queila de-
dc.date.accessioned2025-06-26T12:05:00Z-
dc.date.available2025-06-26T12:05:00Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Jenifer Queila de. Criação e (im)permanência de Centros de Cooperação Sul-Sul Triangular em parceria com entidades da ONU: uma análise comparada dos casos brasileiros. 2024. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63932-
dc.description.abstractEsta tese objetivou responder a seguinte pergunta: quais foram as justificativas por trás da criação e (im)permanência dos Centros de CSST brasileiros em parceria com organizações internacionais? Para isso, cumpriu três etapas: (i) mobilização da literatura para identificação dos fatores explicativos da criação das parcerias entre países do Sul Global e entidades da ONU, e da (im)permanência de instituições internacionais; (ii) análise do processo de criação e encerramento dos cinco centros de CSST brasileiros em questão a partir de entrevistas em profundidade, Telegramas e Circulares telegráficas disponibilizadas pelo MRE e documentos oficiais e, por fim, a (iii) terceira etapa que consistiu na análise comparada da criação, por meio do Most Different Systems Design (MDSD), e (im)permanência dos centros, a partir do Most Similar Systems Design (MSSD). No tocante a criação dos centros, a análise demonstrou que o arcabouço teórico sobre o estabelecimento de parcerias entre o Sul Global e a ONU é robusto, ainda que insuficiente. O fator explicativo mais relevante considera a criação dos centros como uma estratégia das entidades da ONU diante do alargamento da influência econômica e política das potências médias e da (re)emergência da CSS. O fator explicativo menos presente nos casos, aponta para a criação dos centros como uma estratégia das entidades da ONU diante da queda nas doações recebidas pelos países desenvolvidos. A análise dos dados identificou fatores não previstos na teoria, sendo eles: a construção de políticas públicas inovadoras nos países do Sul Global; a demanda expressiva de demais países do Sul Global por compartilhamento de expertise e assessoria técnica do país no qual o centro foi estabelecido, e a difusão dos centros a partir da existência de centros de CSST anteriores. No tocante à (im)permanência dos centros, a análise demonstrou que o arcabouço teórico sobre a resiliência de instituições internacionais não foi capaz de trazer respostas sobre a variação existente entre o centro em vigência e os encerrados. Dos cinco fatores relacionados a instituições internacionais escolhidos, apenas dois trouxeram explicações: tamanho do staff e institucionalização. A literatura sobre desmantelamento, por sua vez, trouxe explicação para o que ocorreu em dois dos cinco centros. A triangulação dos dados sobre a (im)permanência dos centros, permitiu identificar fatores explicativos não previstos na teoria. Dentre eles, três foram verificados em mais de um centro, quais sejam: a falta de aportes financeiros para manutenção do centro, a mudança de governo devido ao impeachment sucedido em 2016 e o desafio de sobreposição da atuação dos centros com as atividades desempenhadas por outras instituições internacionais. Uma combinação dos fatores explicativos provenientes da literatura, com os encontrados a partir da análise empírica, permitiu a elaboração de um modelo próprio de análise da criação e impermanência de Centros de CSST.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCooperação Sul-Sul triangularpt_BR
dc.subjectOrganizações internacionaispt_BR
dc.subjectAnálise comparadapt_BR
dc.titleCriação e (im)permanência de Centros de Cooperação Sul-Sul Triangular em parceria com entidades da ONU: uma análise comparada dos casos brasileirospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7600582531828429pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4242875650956043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aimed to answer the following question: what were the justifications behind the creation and (im)permanence of Brazilian CSST Centers in partnership with international organizations? To address this, the research followed three stages: (i) mobilization of literature to identify the explanatory factors for the creation of partnerships between Global South countries and UN entities, and the (im)permanence of international institutions; (ii) analysis of the process of creation and closure of the five Brazilian CSST centers through in-depth interviews, telegrams, and official documents provided by the Ministry of Foreign Affairs; and (iii) a comparative analysis of the creation, using the Most Different Systems Design (MDSD), and (im)permanence of the centers, based on the Most Similar Systems Design (MSSD). Regarding the creation of the centers, the analysis demonstrated that the theoretical framework on establishing partnerships between the Global South and the UN is robust, albeit insufficient. The most relevant explanatory factor considers the creation of the centers as a UN strategy in response to the expanding economic and political influence of middle powers and the (re)emergence of CSS. The less prevalent explanatory factor suggests the creation of the centers as a UN strategy in response to the decline in donations from developed countries. The data analysis identified factors not anticipated by the theory, such as the development of innovative public policies in Global South countries, the substantial demand from other Global South countries for expertise and technical assistance from the host country, and the diffusion of centers based on the existence of previous CSST centers. Regarding the (im)permanence of the centers, the analysis showed that the theoretical framework on the resilience of international institutions could not explain the variation between the active and closed centers. Of the five selected factors related to international institutions, only two provided explanations: staff size and institutionalization. The literature on dismantling, in turn, explained what happened in two of the five centers. The triangulation of data on the (im)permanence of the centers allowed the identification of explanatory factors not anticipated by the theory. Among them, three were verified in more than one center: the lack of financial support for center maintenance, the government change due to the impeachment in 2016, and the challenge of overlapping the activities of the centers with those performed by other international institutions. Combining explanatory factors from the literature with those found through empirical analysis enabled the development of a unique analytical model for the creation and impermanence of CSST Centers.pt_BR
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