Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63906
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Parahyba, Fatiha Dechicha | - |
dc.contributor.author | Castanha, Kethyllen Emanuelle Pimentel Romão | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T17:34:53Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T17:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-15 | - |
dc.identifier.citation | CASTANHA, Kethyllen Emanuelle Pimentel Romão. Effects of Longhand Note Taking on the Learning Acquisition of Letras Undergraduates - A Case Study. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63906 | - |
dc.description.abstract | This research aims at investigating the relevance of note taking in higher education learning contexts. The hypothesis held in the present work is that learning is enhanced when one takes handwritten notes. The theoretical framework is based on works by Oxford (1990, 2001, 2003), on the notion of learning strategies and their relevance for advancing studies; Cavalcanti (2012) and Pinho (2014) who have expanded on the concept of note taking and its contributions to the academic context; Kiewra et al. (1991), Mueller and Oppenheim (2014), and Lichty (2022), who have unfolded the cognitive processes involved in note taking. Through a study case, an interview was conducted with a B.Ed. in English undergraduate student at the Federal University of Pernambuco. The results have revealed that handwritten note taking can enhance the informant’s learning. However, familiarity with note-taking strategies and modalities can influence the process and outcomes of note taking. It is paramount that students become aware of the resourcefulness of note taking, and that they really need to be informed and taught in higher education as to the relevance of not taking and further application of other learning strategies. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Note taking | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.title | EFFECTS OF LONGHAND NOTE TAKING ON THE LEARNING ACQUISITION OF LETRAS UNDERGRADUATES: A CASE STUDY | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cavalcanti, Larissa de Pinho | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5287429972956955 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3006618581548481 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Essa pesquisa busca investigar a relevância da tomada de notas para o aprendizado no ensino superior. A hipótese proposta neste trabalho é de que a tomada de notas à mão otimiza a aprendizagem. O arcabouço teórico desta pesquisa consiste nas obras de Oxford (1990, 2001, 2003), sobre as estratégias de aprendizagem e sua relevância para o aprimoramento dos estudos. A pesquisa também é baseada nas contribuições de Cavalcanti (2012) e Pinho (2014), que expandiram o conceito de anotações e as suas contribuições para o contexto acadêmico. A pesquisa também foi amparada por Kiewra et al. (1991), Mueller e Oppenheim (2014), e Lichty (2022), que destrincharam os processos cognitivos envolvidos na tomada de notas. Através de um estudo de caso, uma entrevista foi conduzida com uma estudante de graduação da licenciatura na UFPE. Os resultados revelaram que anotações à mão podem elevar o aprendizado da informante. Entretanto, a familiaridade com as estratégias e modalidades da tomada de notas influencia o processo e os resultados da prática. É muito importante que os alunos tomem consciência do poder da tomada de notas, e é muito necessário que sejam informados e ensinados tanto sobre a relevância desta estratégia como também sobre a aplicação de outras estratégias de aprendizagem no ensino superior. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglês | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-3111-4279 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Kethyllen Emanuelle Pimentel Romão Castanha .pdf | 6,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons