Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63903

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Dayse Luckwü-
dc.contributor.authorBARROS, Matheus Vinícius Sabino de-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:21:00Z-
dc.date.available2025-06-25T17:21:00Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2025-06-14-
dc.identifier.citationBARROS, Matheus Vinícius Sabino de. Cidade brincante: estudo preliminar no Bairro das Graças de um passeio urbano lúdico, seguro e autônomo para crianças no entorno imediato de escolas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63903-
dc.description.abstractCom o tema “CIDADE BRINCANTE: Anteprojeto no Bairro das Graças de um Passeio Urbano lúdico, seguro e autônomo para crianças no entorno imediato de escolas”, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Anteprojeto para um passeio urbano no entorno imediato dos Colégios Marista São Luís, Agnes e Solar da Criança situados no bairro das Graças, no Recife/PE. A partir do propósito de incentivar as crianças a vivenciarem nossas calçadas e ruas, de uma forma lúdica, segura e autônoma, se propõe, também, a uma reflexão sobre como estamos construindo nossas cidades onde não nos divertimos, nem, muito menos, nos sentimos seguros em caminhar e vivenciar a tal se não tivermos em locais fechados ou cercados. Para tanto, as informações apresentadas ao longo deste trabalho foram obtidas a partir de visitas ao bairro da área de estudo, seguida da revisão bibliográfica dos principais autores acerca de assuntos e perspectivas em diálogos transdisciplinares, a exemplos dos autores D. W. Winnicott, Jane Jacobs, Huizinga, Aldo van Eyke, entre outros que fortalecem a linha de pensamento sobre o tema da Cidade Brincante de Bernhard Meyer, tornando, assim possível, o desenvolvimento do Anteprojeto de quatro trechos propositivos, a partir da compreensão acerca da ludicidade, segurança e autonomia na cidade, para melhor vivência das crianças ao percorrerem os passeios urbanos.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCidade Brincantept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEspaços Públicospt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleCidade brincante: Anteprojeto no Bairro das Graças de um passeio urbano lúdico, seguro e autônomo para crianças no entorno imediato de escolaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6760225179406287pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8109916461878613pt_BR
dc.description.abstractxWith the theme “PLAYFUL CITY: Preliminary Project in the Graças’s neighborhood of a Playful, Safe and Independent Urban Promenade for Children in the Immediate Surroundings of Schools”, this work aims to develop a preliminary project for an urban promenade in the immediate surroundings of the Marista São Luís, Agnes and Solar da Criança Schools located in the Graças neighborhood, in Recife/PE. Based on the purpose of encouraging children to experience our sidewalks and streets in a playful, safe and autonomous way, it also proposes a reflection on how we are building our cities where we do not have fun, much less feel safe walking and experiencing such if we are not in closed or fenced spaces. To this end, the information presented throughout this work was obtained from visits to the neighborhood in the study area, followed by a bibliographic review of the main authors on subjects and perspectives in transdisciplinary dialogues, such as authors D. W. Winnicott, Jane Jacobs, Huizinga, Aldo van Eyke, among others who strengthen the line of thought on the theme of Bernhard Meyer's Playful City, thus making it possible to develop the preliminary project of four propositional sections based on the understanding of playfulness, safety and autonomy in the city for a better experience for children when walking along urban sidewalks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Matheus Vinícius Sabino de Barros.pdf53,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons