Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63836
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Marco Antônio Mondaini de | - |
dc.contributor.author | BANDEIRA, Beatriz de Sá | - |
dc.contributor.author | FRAGOSO, Ana Luiza de Lima | - |
dc.contributor.author | RESENDE, Thamires Sales | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T20:56:41Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T20:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-19 | - |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Beatriz de Sá; FRAGOSO, Ana Luiza de; RESENDE, Thamires Sales. A perspectiva punitivista e a proteção integral na institucionalização de adolescentes em conflito com a lei: uma análise sobre a aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63836 | - |
dc.description.abstract | O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Dessa forma, sua proposta não se limita à proteção das crianças, mas também abrange os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Contudo, apesar dos avanços e possibilidades, persiste um cenário de desafios constantes e obstáculos não apenas no campo político, mas também na sua aplicação prática. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar o punitivismo em contraposição à proteção integral, desmistificando a aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente no Sistema Socioeducativo. Para tanto, buscou-se compreender o percurso histórico do ordenamento jurídico que antecedeu o Estatuto, bem como as propostas que eram voltadas aos adolescentes em conflito com a lei. Também se objetivou entender conceitualmente a privação de liberdade como um mecanismo do neoliberalismo para fortalecer o braço penal do Estado, além de examinar o papel da Fundação de Atendimento Socioeducativo nesse contexto, detalhando sua gênese, estrutura organizacional, principais atos infracionais e o mito da ressocialização. Para a realização deste estudo, foram conduzidas pesquisas bibliográficas e documentais, além de uma análise quantitativa dos dados disponíveis nos relatórios da FUNASE e de outras instâncias que monitoram informações sobre o sistema penitenciário. Com base nessa investigação, conclui-se que os mesmos moldes do sistema prisional são reproduzidos no sistema socioeducativo, tais como o racismo, penalização da pobreza e impunidade seletiva. Com isso, nota-se que esses marcadores estruturais fortalecem o punitivismo na aplicação das medidas socioeducativas, promovendo um embate significativo com a proposta prevista pelo amparo legal vigente. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | proteção integral | pt_BR |
dc.subject | privação de liberdade | pt_BR |
dc.subject | Fundação de Atendimento Socioeducativo | pt_BR |
dc.title | A perspectiva punitivista e a proteção integral na institucionalização de adolescentes em conflito com a lei: uma análise sobre a aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3037885281663213 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Child and Adolescent Statute is a milestone in guaranteeing the rights of children and adolescents. Thus, its proposal is not limited to the protection of children, but also encompasses adolescents who serve socio-educational measures. However, despite the advances and possibilities, a scenario of constant challenges and obstacles persists not only in the political field, but also in its practical application. In view of this, this paper aimed to analyze punitivism as opposed to full protection, demystifying the applicability of the Child and Adolescent Statute in the Socio-Educational System. To this end, we sought to understand the historical path of the legal system that preceded the Statute, as well as the proposals that were aimed at adolescents in conflict with the law. We also aimed to understand conceptually the deprivation of liberty as a mechanism of neoliberalism to strengthen the penal arm of the State, in addition to examining the role of the Socio-Educational Assistance Foundation in this context, detailing its genesis, organizational structure, main offenses and the myth of resocialization. To carry out this study, bibliographic and documentary research was conducted, in addition to a quantitative analysis of the data available in reports from FUNASE and other bodies that monitor information about the penitentiary system. Based on this research, it was concluded that the same patterns of the prison system are reproduced in the socio-educational system, such as racism, penalization of poverty and selective impunity. Thus, it is noted that these structural markers strengthen punitiveness in the application of socio-educational measures, promoting a significant clash with the proposal provided for by the current legal framework. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -Ana Luiza de Lima Fragoso, Beatriz de Sá Bandeira, Thamires Sales Resende.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons