Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Arthur Leandro Alves da | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Diego Henrique Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T14:46:53Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T14:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Diego Henrique Moraes. BNCC para quê(m)?: uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825 | - |
dc.description.abstract | Objetivo da pesquisa: analisar a implementação da BNCC para a etapa da Educação Infantil (BNCC EI) em creches públicas. Metodologia: a pesquisa é preponderantemente do tipo qualitativa. A amostra foi composta por três creches da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, Brasil. Para a coleta dos dados, foram realizados procedimentos de observação em sala de aula, entrevistas com profissionais e mães de alunos, além da análise documental sobre os Projetos Político-Pedagógicos e a documentação relativa à avaliação formativa. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2023. Para a análise dos dados, foram utilizados o método da análise de conteúdo categorial ou temática, os achados da análise documental e a análise léxica do corpus textual das entrevistas com o auxílio do software Iramuteq. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do movimento dialógico dos dados com o referencial teórico da pesquisa e da análise conjunta dos achados obtidos via triangulação dos dados. Principais resultados: constatou-se que a BNCC EI apresenta implementação incipiente nas creches, não tendo sido observado uma organização curricular por campos de experiências que contemple toda a jornada educativa ou que expresse um planejamento centrado nas experiências da criança e na sua aprendizagem. Em relação aos fatores que influenciam no comportamento dos agentes implementadores, o controle do espaço para a discricionariedade e a interação com os usuários da política mostraram-se como os mais significativos para o processo de implementação da BNCC nas creches. Espera-se que a pesquisa contribua para o aprimoramento teórico, metodológico e prático da análise de implementação de políticas públicas, oferecendo insights que podem ser incorporados tanto em processos de controle da política quanto na construção de estratégias de implementação da BNCC e de melhoria da qualidade na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Implementação de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Burocratas de Nível de Rua | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | BNCC EI | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Primeira Infância | pt_BR |
dc.title | BNCC para quê(m)? : uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6416599936465803 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1986492364615941 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | Research objective: This study aims to analyze the implementation of the National Common Curricular Base for Early Childhood Education (BNCC EI) in public daycare centers. Methodology: The research adopts a predominantly qualitative approach. The sample consisted of three daycare centers from the Municipal Education Network of Recife, the capital of the state of Pernambuco, Brazil. Data collection involved classroom observations, interviews with professionals and students’ mothers, as well as document analysis of the Political-Pedagogical Projects and records related to formative assessment. The data were collected between November and December 2023. For data analysis, the study employed categorical or thematic content analysis, findings from document analysis, and lexical analysis of interview transcripts using Iramuteq software. The interpretation of the results was based on the dialogical interplay between the empirical data and the theoretical framework, combined through data triangulation. Main findings: The research found that the implementation of the BNCC EI in daycare centers is still at an early stage. There was no evidence of a curricular organization by fields of experience encompassing the entire educational journey, nor of planning centered on children's experiences and learning processes. Among the factors influencing the behavior of street-level bureaucrats, the degree of discretion allowed and the level of interaction with policy users emerged as the most significant for the BNCC implementation process in daycare settings. The research is expected to contribute to the theoretical, methodological, and practical advancement of public policy implementation analysis, offering insights that may inform both policy oversight processes and the development of strategies for implementing the BNCC and improving the quality of early childhood education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diego Henrique Moraes Maciel.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons