Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Arthur Leandro Alves da-
dc.contributor.authorMACIEL, Diego Henrique Moraes-
dc.date.accessioned2025-06-17T14:46:53Z-
dc.date.available2025-06-17T14:46:53Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationMACIEL, Diego Henrique Moraes. BNCC para quê(m)?: uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825-
dc.description.abstractObjetivo da pesquisa: analisar a implementação da BNCC para a etapa da Educação Infantil (BNCC EI) em creches públicas. Metodologia: a pesquisa é preponderantemente do tipo qualitativa. A amostra foi composta por três creches da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, Brasil. Para a coleta dos dados, foram realizados procedimentos de observação em sala de aula, entrevistas com profissionais e mães de alunos, além da análise documental sobre os Projetos Político-Pedagógicos e a documentação relativa à avaliação formativa. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2023. Para a análise dos dados, foram utilizados o método da análise de conteúdo categorial ou temática, os achados da análise documental e a análise léxica do corpus textual das entrevistas com o auxílio do software Iramuteq. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do movimento dialógico dos dados com o referencial teórico da pesquisa e da análise conjunta dos achados obtidos via triangulação dos dados. Principais resultados: constatou-se que a BNCC EI apresenta implementação incipiente nas creches, não tendo sido observado uma organização curricular por campos de experiências que contemple toda a jornada educativa ou que expresse um planejamento centrado nas experiências da criança e na sua aprendizagem. Em relação aos fatores que influenciam no comportamento dos agentes implementadores, o controle do espaço para a discricionariedade e a interação com os usuários da política mostraram-se como os mais significativos para o processo de implementação da BNCC nas creches. Espera-se que a pesquisa contribua para o aprimoramento teórico, metodológico e prático da análise de implementação de políticas públicas, oferecendo insights que podem ser incorporados tanto em processos de controle da política quanto na construção de estratégias de implementação da BNCC e de melhoria da qualidade na Educação Infantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectImplementação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectBurocratas de Nível de Ruapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCC EIpt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.titleBNCC para quê(m)? : uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6416599936465803pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986492364615941pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxResearch objective: This study aims to analyze the implementation of the National Common Curricular Base for Early Childhood Education (BNCC EI) in public daycare centers. Methodology: The research adopts a predominantly qualitative approach. The sample consisted of three daycare centers from the Municipal Education Network of Recife, the capital of the state of Pernambuco, Brazil. Data collection involved classroom observations, interviews with professionals and students’ mothers, as well as document analysis of the Political-Pedagogical Projects and records related to formative assessment. The data were collected between November and December 2023. For data analysis, the study employed categorical or thematic content analysis, findings from document analysis, and lexical analysis of interview transcripts using Iramuteq software. The interpretation of the results was based on the dialogical interplay between the empirical data and the theoretical framework, combined through data triangulation. Main findings: The research found that the implementation of the BNCC EI in daycare centers is still at an early stage. There was no evidence of a curricular organization by fields of experience encompassing the entire educational journey, nor of planning centered on children's experiences and learning processes. Among the factors influencing the behavior of street-level bureaucrats, the degree of discretion allowed and the level of interaction with policy users emerged as the most significant for the BNCC implementation process in daycare settings. The research is expected to contribute to the theoretical, methodological, and practical advancement of public policy implementation analysis, offering insights that may inform both policy oversight processes and the development of strategies for implementing the BNCC and improving the quality of early childhood education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Diego Henrique Moraes Maciel.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons