Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63804

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Sá Barreto dos-
dc.contributor.authorACCIOLY, Helena de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-13T20:23:22Z-
dc.date.available2025-06-13T20:23:22Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-06-12-
dc.identifier.citationACCIOLY, Helena de Souza. Para todos governar: uma análise de objetos e memória em O Senhor dos Anéis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63804-
dc.description.abstractA Cultura Material é um importante campo da Museologia, que se faz presente não somente dentro do âmbito de museus e instituições culturais, mas também em toda e qualquer forma de Patrimônio Material, podendo, também, existir em contextos que fogem desses locais, como dentro da Cultura Pop. Considerando esse aspecto, esta pesquisa teve como objetivo compreender e explorar essas possibilidades de tensionamentos e conexões entre memória e objetos pertencentes à trilogia de filmes fantasiosos O Senhor dos Anéis. Do ponto de vista metodológico, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de base bibliográfica com uma abordagem qualitativa realizada a partir de uma análise cinematográfica e bibliográfica. Os resultados levantados evidenciam que a área museológica possui certa capacidade teórica e conceitual para abarcar esse tipo de tensionamento, quando acompanhada da Antropologia. Assim, tem-se como consideração final que a Museologia, de fato, não existe somente em museus, podendo ser observada em outras esferas da existência humana, fomentando a possibilidade de debates alheios à sua esfera.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectObjetos e coleçõespt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.titlePara todos governar : uma análise de objetos e memória em O Senhor dos Anéispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4265373983635204pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
dc.description.abstractxMaterial Culture is an important field of Museology, which is present not only within the scope of museums and cultural institutions, but also in any and all forms of Material Heritage, and can also exist in contexts that go beyond these places, such as within Pop Culture. Considering this aspect, this research aimed to understand and explore the possibilities of tensions and connections between memory and objects belonging to the fantasy film trilogy The Lord of the Rings. From a methodological point of view, this study is characterized as an exploratory research based on bibliography with a qualitative approach carried out from a cinematographic and bibliographic analysis. The results obtained show that the museological area has some theoretical and conceptual capacity to encompass this type of tension, when accompanied by anthropology. Thus, the final consideration is that Museology, in fact, does not exist only in museums, and can be observed in other spheres of human existence, fostering the possibility of debates outside its sphere.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Museologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Helena de Souza Accioly.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons