Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63779

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Luana Oliveira dos-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Iona Galvao-
dc.date.accessioned2025-06-13T13:19:29Z-
dc.date.available2025-06-13T13:19:29Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Ioná Galvão. Contextualizando a radioatividade no ensino de química: uma proposta de intervenção no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63779-
dc.description.abstractA radioatividade é um fenômeno natural no qual núcleos atômicos instáveis emitem radiação espontaneamente, tendo sido estudado extensivamente por químicos como a polonesa Marie Curie, cujas descobertas impulsionaram avanços como a radioterapia para o tratamento do câncer. Além desse uso, a radiação possui aplicações em áreas como diagnóstico por imagem, produção de energia, indústria alimentícia, beneficiamento de pedras preciosas e datação de fósseis, os quais são poucos conhecidos em detrimento de seus riscos. Isso pode ser justificado pela veridicidade de seu poder destrutivo, mas também pela falta de informações acessíveis e ao enfoque limitado no ensino básico, que frequentemente aborda a radioatividade de maneira técnica e descontextualizada. A presente pesquisa propõe, portanto, a utilização da contextualização histórica e social como estratégia pedagógica no ensino da radioatividade para alunos do Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma oficina temática com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um instituto federal, envolvendo apresentação de conteúdos em slides, debates sobre usos e acidentes históricos envolvendo radiação, e a produção de jornais educativos pelos próprios alunos, a partir da seleção crítica de trechos impressos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois da atividade, permitindo avaliar o conhecimento prévio e os avanços na compreensão do tema. Os resultados demonstraram um avanço significativo na compreensão dos alunos sobre o tema, desmistificando conceitos e estimulando uma visão crítica. O entendimento sobre a definição de radioatividade e suas aplicações apresentou um aumento perceptível, evidenciado pelos dados coletados antes e depois da intervenção. Ao conectar os aspectos científicos e tecnológicos com os impactos sociais, políticos e ambientais, espera-se enriquecer a compreensão dos alunos. Essa abordagem busca produzir reflexões sobre as aplicações e responsabilidades associadas à radioatividade, colaborando para uma formação cidadã mais consciente.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectOficina Temáticapt_BR
dc.titleContextualizando a radioatividade no ensino de química: uma proposta de intervenção no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5578073403484945pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4366001846474452pt_BR
dc.description.abstractxRadioactivity is a natural phenomenon in which unstable atomic nuclei spontaneously emit radiation. It has been extensively studied by chemists such as the Polish Marie Curie, whose discoveries have driven advances such as radiotherapy for the treatment of cancer. In addition to this use, radiation has applications in areas such as diagnostic imaging, energy production, food industry, processing of precious stones and dating of fossils, which are little known due to their risks. This can be justified by the veracity of its destructive power, but also by the lack of accessible information and the limited focus in basic education, which often addresses radioactivity in a technical and decontextualized manner. This research therefore proposes the use of historical and social contextualization as a pedagogical strategy in teaching radioactivity to high school students. To this end, a thematic workshop was held with students from a 2nd year high school class at a federal institute, involving presentation of content on slides, debates on uses and historical accidents involving radiation, and the production of educational newspapers by the students themselves, based on the critical selection of printed excerpts. Data collection was carried out through questionnaires administered before and after the activity, allowing the assessment of prior knowledge and advances in understanding of the topic. The results demonstrated a significant advance in the students' understanding of the topic, demystifying concepts and encouraging a critical view. The understanding of the definition of radioactivity and its applications showed a noticeable increase, evidenced by the data collected before and after the intervention. By connecting scientific and technological aspects with social, political and environmental impacts, the aim is to enrich the students' understanding. This approach seeks to produce reflections on the applications and responsibilities associated with radioactivity, contributing to the formation of more conscious citizens.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC QUIMICA UFPE - Ioná Galvão Monteiro 2.pdf2,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons