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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63776

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBORGONGIO, Bruno Uchoa-
dc.contributor.authorCOELHO, Silvio Romero Tavares Neiva-
dc.date.accessioned2025-06-13T12:30:04Z-
dc.date.available2025-06-13T12:30:04Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationCOELHO, Silvio Romero Tavares Neiva. Cortesãos e Ascéticos depravados : discursos sobre os eunucos em Eusébio de Cesareia e Procópio de Cesareia sob uma perspectiva Queer. 2025. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63776-
dc.description.abstractOs eunucos eram proeminentes no universo bizantino tardo-antigo, circulando desde os espaços de corte aos ambientes eclesiásticos. Sua presença é diversificada, passando pelos espaços da aristocracia bizantina, pelas heranças culturais tardo romanas e até os espaços eclesiásticos dos primeiros cristianismos. Nesses contextos, os estereótipos atribuídos a esses sujeitos eram de moralmente depravados, participantes de maquinações e traições da aristocracia, deformados fisicamente e contrários à natureza. Eram símbolos de uma outridade inferiorizada em relação aos papeis hegemônicos de gênero. Nesse sentido, as perspectivas de gênero oriundas da Teoria Queer se tornam bem-vindas a investigar esses sujeitos que foram colocados, dentro do contexto bizantino tardo-antigo, em uma posição discursiva de não-normatividade. Neste trabalho, serão analisadas duas narrativas historiográficas produzidas no espaço do Império Bizantino durante a Antiguidade Tardia: Historia Ecclesiae de Eusébio de Cesareia (C. 326 E.C.) e Anedocta de Procópio de Cesareia (c. 550 E.C.) . O objetivo é investigar como esses estereótipos são construídos e em que medida eles indicam uma condição de queeriedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEunucospt_BR
dc.subjectHistória Eclesiásticapt_BR
dc.subjectHistória Secretapt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.subjectBizânciopt_BR
dc.titleCortesãos e Ascéticos depravados : discursos sobre os eunucos em Eusébio de Cesareia e Procópio de Cesareia sob uma perspectiva Queerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2745624019173465pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3760605243792543pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe eunuch is a prominent subject in the Byzantine Late Antiquity universe. Through the Byzantine courts, the late-roman cultural inheritances and even the ecclesiastical spaces of the early christianities. In this context the stereotypes in which they were put was of a morally depraved individual, participant in the plots and schemes of the byzantine aristocracy, deformed physically and morally and a non-natural being. They were a symbol of an subaltern otherness when compared to the hegemonic gender roles. In this sense, the gender perspectives from the Queer Theory are welcome in the investigation of these subjects that were put, onto the Byzantine Late-antiquity context, in a discursive position of non-normativity. In this essay, it will be investigated in two historiographical narratives made in the space of influence of the Byzantine Empire during the Late Antiquity: Historia Ecclesiae from Eusebius of Caesarea (C. 326 C.E.) and Anecdota from Procopius of Caesarea(c. 550 C.E.). The objective of this essay will be to verify which stereotypes are built about the eunuchs and by what measure it indicates a queerness condition.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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