Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorFREITAS, Larissa Lima de-
dc.date.accessioned2025-06-11T17:44:33Z-
dc.date.available2025-06-11T17:44:33Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-06-11-
dc.identifier.citationFREITAS, Larissa. Possíveis Impactos Educacionais e Psicossociais da Exposição de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação no Instagram. 2025. Trabalho de Conslusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754-
dc.description.abstractO estudo buscou analisar, a partir de uma análise documental, se os comentários na rede social Instagram poderiam influenciar as experiências de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ambiente escolar, além de refletir sobre as implicações em sua performance estudantil. Como eixos centrais de análise, adotaram-se cinco categorias emergentes a partir do corpus pesquisado: (I) Percepção social das Altas Habilidades/Superdotação; (II) Efeitos psicossociais da visibilidade; (III) Mediação familiar e exposição digital; (IV) Desafios educacionais; e (V) Analogias socioculturais ou estereótipos. A metodologia escolhida foi qualitativa, empregando análise de conteúdo para examinar os comentários analisados. Assim, constatou-se que as interações nas mídias sociais podem reforçar estereótipos nocivos ou fomentar apoio e reconhecimento das habilidades de crianças com AH/SD.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
dc.subjectExposição Infantilpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titlePossíveis impactos educacionais e psicossociais da exposição de crianças com altas habilidades/superdotação no instagrampt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1176490806854911pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-2327-0331pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Larissa_Pedagogia.pdf406,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons