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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63727

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorSOUSA, Cicera Ligiane Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-11T12:57:46Z-
dc.date.available2025-06-11T12:57:46Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.citationSOUSA, Cicera Ligiane Oliveira. Avaliação da percepção da qualidade em restaurantes self-service: comparando os períodos pré e pós pandemia. 2025. Dissertação(Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63727-
dc.description.abstractDiante do cenário competitivo atual, as organizações precisam desenvolver produtos e aprimorar os serviços para atender as necessidades de seus clientes. Assim, é percebido que os clientes vivem em constantes mudanças de hábitos e comportamentos, o que permite compreender as preferências dos consumidores e como elas interagem com os serviços prestados. Esta pesquisa teve como objetivo geral, avaliar a percepção da qualidade dos serviços em restaurantes self-service, analisando as expectativas e percepções dos clientes nos períodos de pré e pós-pandemia da COVID-19. Discorre sobre a qualidade na oferta dos serviços, bem como a busca por estratégias para redefinir o ambiente de trabalho e os serviços que são ofertados por este segmento. Portanto, as organizações precisam integrar suas táticas em uma gestão que acompanhe as inovações e mudanças de mercado, transformando-as em oportunidades estratégicas. Nessa perspectiva de alcançar o propósito da pesquisa foi utilizada a ferramenta SERVQUAL adaptada ao contexto estudado. A técnica metodológica para o levantamento dos dados ocorreu com aplicação de questionários que foram coletados dados de 415 clientes, no período pré-pandemia e 798 clientes no período pós-pandemia da COVID-19. Para a amostra consultada que antecede a pandemia da COVID-19, foi utilizada a análise de regressão para modelar a correlação entre as variáveis das amostras, permitindo assim, a formulação de uma equação matemática que quantifica a influência das variáveis preditoras sobre a variável dependente. A Equação 1, resultante do modelo de regressão indica que a satisfação dos clientes é diretamente influenciada pelas variáveis preditoras, as quais são: P2 (instalações); P19 (horário conveniente); P23 (ouvir o cliente atentamente); P25 (possuir e ofertar wi-fi); P30 (rapidez na fila para se servir) e P31(rapidez para pagar a conta). Para a amostra II com os resultados dos respondentes após o período de pandemia da COVID-19, são: P2 (instalações); P4 (atratividade do ambiente); P6 (comprometimento com a qualidade); P13 (funcionário educado e cortês); P17 (procedimento padronizado); P18 (atenciosos para resolução de problemas); P21 (priorizar interesse do cliente); P27 (boa localização e fácil acesso); P28 (facilidade de pagamento); P29 (variedade no cardápio); P30 (rapidez na fila para se servir), disponibilizada pela Equação 2. Portanto, este estudo viabiliza a avaliação da percepção dos consumidores em relação aos serviços ofertados pelo setor de restaurantes self- service, possibilitando não apenas a análise da qualidade percebida dos consumidores, mas também o direcionamento para a compreensão das alterações nas preferências e no comportamento dos clientes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectFerramenta SERVQUALpt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectRestaurante Self-servicept_BR
dc.titleAvaliação da percepção da qualidade em restaurantes self-service : comparando os períodos pré e pós pandemiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5655945791170923pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxIn today's competitive environment, organizations need to develop products and improve services to meet their customers' needs. Thus, it is clear that customers are constantly changing their habits and behaviors, which makes it essential to understand consumer preferences and how they interact with the services provided. The general aim of this research was to assess the perception of service quality in self-service restaurants, analyzing customer expectations and perceptions in the pre- and post-pandemic periods of COVID-19, with a view to quality in the services offered, but also the search for strategies to redefine the work environment and the services offered by this specific segment. For this reason, organizations need to integrate their tactics into management that keeps pace with these changes, turning them into strategic opportunities. In order to achieve the purpose of the research, the SERVQUAL tool was used for data collection, and from the application of the questionnaires, data was collected from 415 customers in the pre-pandemic period and 798 customers in the post-pandemic period of COVID-19. For the sample consulted prior to the COVID-19 pandemic, regression analysis was used to model the correlation between the variables in the samples, thus enabling the formulation of a mathematical equation that quantifies the influence of the predictor variables on the dependent variable. Equation 1, resulting from the regression model, indicates that customer satisfaction is directly influenced by the predictor variables, which are: P2 (facilities); P19 (convenient opening hours); P23 (listening attentively to the customer); P25 (having and offering wi-fi); P30 (speed in the queue to be served) and P31 (speed in paying the bill). For sample II, the results of the respondents after the COVID-19 pandemic period are: P2 (facilities); P4 (attractiveness of the environment); P6 (commitment to quality); P13 (polite and courteous employee); P17 (standardized procedure); P18 (attentive to solve problems); P21 (prioritize customer interest); P27 (good location and easy access); P28 (ease of payment); P29 (variety on the menu); P30 (speed in the queue to serve), provided by Equation 2. Therefore, this study makes it possible to evaluate consumers' perceptions of the services offered by the self-service restaurant sector, enabling not only an analysis of consumers' perceived quality, but also a direction towards understanding changes in customers' preferences and behavior.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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