Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Luiz Felipe Accioly-
dc.date.accessioned2025-06-11T11:47:32Z-
dc.date.available2025-06-11T11:47:32Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.date.submitted2025-05-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Luiz Felipe. Analysis of the impact of generative AI on teaching and learning perspectives in educational contexts: a tertiary literature review. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724-
dc.description.abstractA inteligência artificial generativa tem ganhado destaque significativo nos últimos anos, impulsionada por sua vasta gama de aplicações, muitas das quais ainda permanecem pouco exploradas. Um dos campos profundamente impactados pelos avanços dessa tecnologia é a educação. A integração da IA generativa em contextos educacionais traz consigo oportunidades promissoras e desafios complexos, que demandam uma análise cuidadosa e reflexiva. Este estudo mapeou o cenário temático de 13 revisões sistemáticas da literatura indexadas em bases de dados renomadas, como ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science e IEEE Xplore, e realiza uma revisão terciária da literatura com o objetivo de sintetizar revisões sistemáticas e meta-análises existentes. O trabalho busca oferecer insights para uma utilização responsável e eficaz da IA generativa, além de abrir caminho para investigações futuras sobre seu potencial transformador no âmbito educacional.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectsystematic reviewpt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectgenerative AIpt_BR
dc.subjectimpactpt_BR
dc.subjecttertiary literature reviewpt_BR
dc.titleAnalysis of the impact of generative ai on teaching and learning perspectives in education: a tertiary literature reviewpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.description.abstractxGenerative artificial intelligence has gained significant attention in recent years, driven by its wide range of applications, many of which remain underexplored. One of the fields profoundly impacted by advancements in this technology is education. The integration of generative AI into educational contexts presents promising opportunities and complex challenges, requiring careful and thoughtful analysis. This study mapped the thematic landscape of 13 systematic literature reviews indexed in renowned databases such as ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science, and IEEE Xplore, and conducts a tertiary literature review aimed at synthesizing existing systematic reviews and meta-analyses. The work seeks to provide insights for the responsible and effective use of generative AI, while paving the way for future investigations into its transformative potential in education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemaspt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Felipe Accioly Cavalcante.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons