Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63691
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PONTES, Francini Barros | - |
dc.contributor.author | MELO, Dryanne Cilene Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:33:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T17:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Dryanne Cilene Santos. Caminhos Verticais - Explorando Abordagens Progressivas Para a Prática do Pole Dance. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63691 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise do projeto Caminhos Verticais, desenvolvido com o objetivo de experimentar uma metodologia progressiva para a prática do Pole Dance. O projeto foi realizado com apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC) e do patrocinador voluntário Jacqueline Colares Atelier de Dança, buscando explorar estratégias seguras e eficazes para a prática da modalidade, considerando a escassez de metodologias sistematizadas na área. O projeto foi estruturado em duas etapas: a primeira voltada à preparação corporal por meio do Mat Pilates e a segunda, dedicada à prática do Pole Dance, ambas conduzidas para um grupo de participantes sem experiência prévia na modalidade. Durante o processo, foram observados aspectos como o desenvolvimento técnico, a consciência corporal e o impacto de uma abordagem pedagógica gradual. Além da aplicação prática, o trabalho contextualiza historicamente o Pole Dance enquanto expressão artística e modalidade esportiva, destacando suas vertentes e os desafios enfrentados ao longo da realização das aulas. A pesquisa evidencia a importância de abordagens progressivas no ensino do Pole Dance, que respeitem a individualidade e o tempo de cada corpo no processo de aprendizagem e reforça a necessidade de ampliar o debate acadêmico sobre a modalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pole Dance | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Progressiva | pt_BR |
dc.subject | Mat Pilates | pt_BR |
dc.subject | Consciência Corporal | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Dança | pt_BR |
dc.title | Caminhos Verticais - Explorando Abordagens Progressivas Para a Prática do Pole Dance | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4666122641824598 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2595177979003633 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents an analysis of the project Caminhos Verticais, developed with the aim of experimenting with a progressive methodology for the practice of Pole Dance. The project was carried out with the support of the Cultural Creation Incentive Grant (BICC) and the voluntary sponsor Jacqueline Colares Atelier de Dança, seeking to explore safe and effective strategies for practicing the modality, considering the lack of systematized methodologies in the field. The project was structured in two stages: the first focused on body preparation through Mat Pilates, and the second dedicated to Pole Dance practice, both conducted with a group of participants with no prior experience in the modality. Throughout the process, aspects such as technical development, body awareness, and the impact of a gradual pedagogical approach were observed. In addition to its practical application, the study offers a historical overview of Pole Dance as both an artistic expression and a sport, highlighting its variations and the challenges encountered during the implementation of the classes. The research emphasizes the importance of progressive approaches in teaching Pole Dance that respect the individuality and pace of each body in the learning process, and reinforces the need to broaden academic discussions on the modality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dryanne Cilene Santos Melo.pdf Item embargado até 2026-06-06 | 14,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons