Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63691

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Francini Barros-
dc.contributor.authorMELO, Dryanne Cilene Santos-
dc.date.accessioned2025-06-09T17:33:39Z-
dc.date.available2025-06-09T17:33:39Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.date.submitted2025-06-05-
dc.identifier.citationMELO, Dryanne Cilene Santos. Caminhos Verticais - Explorando Abordagens Progressivas Para a Prática do Pole Dance. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63691-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise do projeto Caminhos Verticais, desenvolvido com o objetivo de experimentar uma metodologia progressiva para a prática do Pole Dance. O projeto foi realizado com apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC) e do patrocinador voluntário Jacqueline Colares Atelier de Dança, buscando explorar estratégias seguras e eficazes para a prática da modalidade, considerando a escassez de metodologias sistematizadas na área. O projeto foi estruturado em duas etapas: a primeira voltada à preparação corporal por meio do Mat Pilates e a segunda, dedicada à prática do Pole Dance, ambas conduzidas para um grupo de participantes sem experiência prévia na modalidade. Durante o processo, foram observados aspectos como o desenvolvimento técnico, a consciência corporal e o impacto de uma abordagem pedagógica gradual. Além da aplicação prática, o trabalho contextualiza historicamente o Pole Dance enquanto expressão artística e modalidade esportiva, destacando suas vertentes e os desafios enfrentados ao longo da realização das aulas. A pesquisa evidencia a importância de abordagens progressivas no ensino do Pole Dance, que respeitem a individualidade e o tempo de cada corpo no processo de aprendizagem e reforça a necessidade de ampliar o debate acadêmico sobre a modalidade.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPole Dancept_BR
dc.subjectMetodologia Progressivapt_BR
dc.subjectMat Pilatespt_BR
dc.subjectConsciência Corporalpt_BR
dc.subjectEnsino da Dançapt_BR
dc.titleCaminhos Verticais - Explorando Abordagens Progressivas Para a Prática do Pole Dancept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4666122641824598pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents an analysis of the project Caminhos Verticais, developed with the aim of experimenting with a progressive methodology for the practice of Pole Dance. The project was carried out with the support of the Cultural Creation Incentive Grant (BICC) and the voluntary sponsor Jacqueline Colares Atelier de Dança, seeking to explore safe and effective strategies for practicing the modality, considering the lack of systematized methodologies in the field. The project was structured in two stages: the first focused on body preparation through Mat Pilates, and the second dedicated to Pole Dance practice, both conducted with a group of participants with no prior experience in the modality. Throughout the process, aspects such as technical development, body awareness, and the impact of a gradual pedagogical approach were observed. In addition to its practical application, the study offers a historical overview of Pole Dance as both an artistic expression and a sport, highlighting its variations and the challenges encountered during the implementation of the classes. The research emphasizes the importance of progressive approaches in teaching Pole Dance that respect the individuality and pace of each body in the learning process, and reinforces the need to broaden academic discussions on the modality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dryanne Cilene Santos Melo.pdf
  Item embargado até 2026-06-06
14,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons