Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63660
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Wellington Júnior Lucena da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T12:54:25Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T12:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wellington Júnior Lucena da. Problemas propostos por professores em formação inicial de química : contribuições para o pensamento reflexivo. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63660 | - |
dc.description.abstract | As metodologias ativas têm sido amplamente investigadas em várias pesquisas científicas. A temática também é reforçada direta e indiretamente por leis e documentos norteadores educacionais, que juntos colaboram para o processo formativo para além dos espaços escolares. Dentre os diversos benefícios do emprego de metodologias dessa natureza no âmbito da sala de aula, destaca-se o preparo do estudante para uma atuação ativa e reflexiva sobre as dinâmicas de aprendizagem, assim como para enfrentar os desafios emergentes do contexto social. A metodologia de resolução de problemas em meio às diversas estratégias educacionais, tem sido a mais empregada no campo de Ensino de Ciências devido suas aproximações com o método científico. Por outro lado, sua aplicabilidade em sala de aula não é uma tarefa fácil, devido a complexidade que gira em torno dos problemas que são utilizados, que mais se parecem com meros exercícios. Essa abordagem costuma direcionar os aprendizes a um processo de resolução mecanizado, com poucas contribuições sobre o pensamento reflexivo, uma vez que as habilidades cognitivas sugeridas pelos problemas limitam-se à recordação, memorização e reprodução de informações. Neste cenário, a pesquisa em voga, se propõe a analisar as contribuições dos problemas elaborados por professores de Química em formação inicial para o pensamento reflexivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. As atividades do estudo ocorreram por meio da construção e resolução de problemas por professores em formação. A análise dos dados foi fundamenta com base na resolução de problemas, segundo Ignacio Pozo e Gómez Crespo, (2009); nas habilidades cognitivas de Zoller e Pushkin (2007), Suart (2008) e Coelho (2016); e pelo instrumento de indicador de pensamento reflexivo de Zeichner e Liston (1985). De maneira ampla, os resultados apontaram que os problemas construídos carecem de melhorias estruturais, visto que alguns critérios que categorizam problemas, ao invés de exercícios, não foram adotados ou suficientemente bem elaborados. Além disso, as habilidades cognitivas expressas na maioria das atividades demonstraram uma tendência para habilidades de ordem inferior, impactando a qualidade dos pensamentos identificados nos discursos durante o processo de resolução dos problemas. O desvelamento do pensamento reflexivo, por exemplo, esteve condicionado às análises anteriores, indicando que a estrutura das propostas e seus níveis cognitivos têm o potencial de influenciar a sofisticação do pensar. No mais, espera-se que a pesquisa contribua para discussões e reflexões sobre a estratégia de ensino de resolução de problemas e seus impactos sobre os aspectos cognitivos de estudantes em sala de aula. Igualmente, propiciar a atenção sobre o processo formativo de professores, principalmente, no tocante à proposição de atividades didáticas para o Ensino de Química e/ou Ciências. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de problemas | pt_BR |
dc.subject | Pensamento reflexivo | pt_BR |
dc.title | Problemas propostos por professores em formação inicial de química : contribuições para o pensamento reflexivo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4370977377932149 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Active methodologies have been widely investigated in several scientific studies. The theme is also reinforced directly and indirectly by laws and educational guidance documents, which together contribute to the educational process beyond the school environment. Among the many benefits of using methodologies of this nature in the classroom, one that stands out is the preparation of students for active and reflective action on learning dynamics, as well as for facing the emerging challenges of the social context. The problem-solving methodology, among the many educational strategies, has been the most widely used in the field of science teaching due to its similarities with the scientific method. On the other hand, its applicability in the classroom is not an easy task, due to the complexity surrounding the problems that are used, which are more like mere exercises. This approach usually directs learners to a mechanized resolution process, with little contribution to reflective thinking, since the cognitive skills suggested by the problems are limited to recall, memorization and reproduction of information. In this scenario, the current research aims to analyze the contributions of problems developed by pre-service Chemistry teachers to reflective thinking. This is a basic, qualitative, exploratory research. The study activities took place through the construction and resolution of problems by pre-service teachers. Data analysis was based on problem solving, according to Ignacio Pozo and Gómez Crespo, 2009; on the cognitive skills of Zoller and Pushkin (2007), Suart (2008) and Coelho (2016); and on the reflective thinking indicator instrument of Zeichner and Liston (1985). Broadly speaking, the results indicated that the problems constructed lack structural improvements, since some criteria that categorize problems, rather than exercises, were not adopted or sufficiently well developed. In addition, the cognitive skills expressed in most activities demonstrated a tendency towards lower-order skills, impacting the quality of the thoughts identified in the discourses during the problem-solving process. The unveiling of reflective thinking, for example, was conditioned by previous analyses, indicating that the structure of the proposals and their cognitive levels have the potential to influence the sophistication of thinking. Furthermore, it is expected that the research will contribute to discussions and reflections on the problem-solving teaching strategy and its impacts on the cognitive aspects of students in the classroom. Likewise, it will draw attention to the teacher training process, especially with regard to the proposition of didactic activities for teaching Chemistry and/or Sciences. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wellington Junior Lucena Da Silva.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons