Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Mariella Oliveira-
dc.contributor.authorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.date.accessioned2025-06-09T12:35:06Z-
dc.date.available2025-06-09T12:35:06Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.date.submitted2025-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Mariella Oliveira; MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos. Ensino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que permeiam o ensino-aprendizagem de Francês e a formação em Secretariado Executivo realizada em quatro instituições de ensino superior brasileiras. Os pressupostos teóricos de Geraldi (2011), Koch (2010), Travaglia (1996) e Nonato Júnior (2009) foram utilizados como elementos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem e concepções de linguagem, bem como à formação de secretários executivos. Utilizamos uma abordagem qualitativa que buscou, por meio de projetos pedagógicos do curso de Secretariado Executivo e levantamento bibliográfico, abordar como as concepções de linguagem influenciam a estruturação de ementas e os respectivos propósitos de ensino-aprendizagem de Francês. Concluímos que o corpus analisado demonstra uma diversidade de abordagens para o ensino de francês que se conectam a diferentes concepções de linguagem, mas sem um direcionamento explícito para as demandas do cotidiano profissional do secretário executivo.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFrancêspt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons