Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mariella Oliveira | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T12:35:06Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T12:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariella Oliveira; MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos. Ensino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que permeiam o ensino-aprendizagem de Francês e a formação em Secretariado Executivo realizada em quatro instituições de ensino superior brasileiras. Os pressupostos teóricos de Geraldi (2011), Koch (2010), Travaglia (1996) e Nonato Júnior (2009) foram utilizados como elementos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem e concepções de linguagem, bem como à formação de secretários executivos. Utilizamos uma abordagem qualitativa que buscou, por meio de projetos pedagógicos do curso de Secretariado Executivo e levantamento bibliográfico, abordar como as concepções de linguagem influenciam a estruturação de ementas e os respectivos propósitos de ensino-aprendizagem de Francês. Concluímos que o corpus analisado demonstra uma diversidade de abordagens para o ensino de francês que se conectam a diferentes concepções de linguagem, mas sem um direcionamento explícito para as demandas do cotidiano profissional do secretário executivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Francês | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS E FORMAÇÃO DE SECRETÁRIOS EXECUTIVOS UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM - MARIELLA OLIVEIRA SILVA E LOUIS GUILLAUME THEODORE BUENO SANTOS MARTINS.pdf | 385,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons