Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63654
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert Rene | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Cibely Siqueira Sá | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T11:34:13Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T11:34:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-25 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Cibely Siqueira Sa. Explorando o belo e o lógico: conexões integrativas entre Matemática e Arte no ensino fundamental II. 2025. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Dmat - Ccen, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63654 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o impacto da integração entre arte e matemática no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A partir de uma base teórica que valoriza a contextualização, a agregação entre os campos de conhecimento e a construção significativa do conhecimento, este trabalho fundamenta-se nas contribuições de Carraher (1991), que, em Na vida dez, na escola zero, evidencia a importância dos saberes cotidianos e de como esses conhecimentos, muitas vezes adquiridos fora do ambiente escolar, podem e devem ser valorizados no processo de ensino formal. Soma-se a isso a proposta de Fainguelernt (2000), em Fazendo matemática com arte, que defende o uso de abordagens criativas, sensoriais e artísticas como caminho para tornar a matemática mais acessível e envolvente. Por fim, dialogamos com D’Ambrosio (1996), cuja obra Educação Matemática: uma visão do estado da arte reforça a necessidade de uma prática pedagógica que respeite os contextos culturais e promova uma matemática integrada a outras áreas do saber. Com base nesse referencial, foram elaborados planos de aula, analizando os componentes curriculares em termos de objetivos, habilidades e competências, que uniam atividades artísticas a conceitos matemáticos, organizados em um portfólio e aplicados em diferentes escolas como forma de investigar o potencial dessa incorporação no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que a metodologia proposta contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico, além de promover um maior engajamento dos alunos. Além disso, o estudo busca identificar as percepções dos educadores sobre essa abordagem, através de uma pesquisa, destacaram-se os desafios e oportunidades para a implementação de metodologias desta integração no contexto educacional, como a falta de bibliografia a respeito e a falta de recursos no cotidiano escolar. As conclusões apontam para a relevância da integração entre matemática e arte como uma ferramenta poderosa para transformar a educação, tornando-a mais dinâmica, acessível e conectada à realidade dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Portifólio de planos de aulas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Integração entre matemática e arte | pt_BR |
dc.title | Explorando o belo e o lógico: conexões integrativas entre Matemática e Arte no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1826581096798813 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the impact of the integration between art and mathematics on the teaching and learning processes of students in the final years of elementary education. Grounded in a theoretical framework that emphasizes contextualization, connections, and meaningful knowledge construction, this research is based on the contributions of Carraher (1991), who, in Street Mathematics and School Mathematics (Na vida dez, na escola zero), highlights the importance of everyday knowledge and how learning acquired outside the school environment can—and should—be valued in formal education. Additionally, the work draws on Fainguelernt’s (2000) Doing Mathematics with Art (Fazendo matemática com arte), which advocates for the use of creative, sensory, and artistic approaches as a means to make mathematics more accessible and engaging. Finally, the study dialogues with D’Ambrosio (1996), whose work Mathematics Education: A View from the State of the Art (Educação Matemática: uma visão do estado da arte) reinforces the need for pedagogical practices that respect cultural contexts and promote a mathematics integrated with other areas of knowledge. Based on this theoretical foundation, lesson plans were developed, analyzing curricular components in terms of objectives, skills, and competencies, and combined artistic activities with mathematical concepts, then organized into a portfolio, and implemented in different schools as a way to investigate the potential of such integration in the teaching-learning process. The results indicated that the proposed methodology contributed to the development of skills such as creativity, problem-solving, and critical thinking, in addition to promoting greater student engagement. Moreover, the study sought to identify educators’ perceptions of this approach through a research inquiry, which highlighted both the challenges and opportunities related to the implementation of such integrative methodologies in educational contexts—such as the lack of available literature on the subject and the scarcity of resources in day-to-day school life. The findings underscore the relevance of integrating mathematics and art as a powerful tool for transforming education, making it more dynamic, inclusive, and connected to students’ realities | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cibely Siqueira Sá.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons