Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63652

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorCâmara, Cláudio Augusto Gomes da-
dc.date.accessioned2025-06-06T20:43:18Z-
dc.date.available2025-06-06T20:43:18Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.date.submitted2025-06-05-
dc.identifier.citationCâmara, Cláudio Augusto Gomes da. Formação musical em uma escola alternativa de música: o Centro de Educação Musical do Colégio São Bento de Olinda. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernmabuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63652-
dc.description.abstractO Centro de Educação Musical - CEM do Colégio São Bento funcionou de 1978 a 1987, tendo ficado por seis anos sob a direção do Professor Jader de Alemão Cysneiros. Era uma escola de música com um conselho administrativo constituído apenas por estudantes do Colégio São Bento, com exceção da Secretaria da Coordenação, ocupada por funcionários do Colégio. Além do curso básico de música, com estudos teórico e prático, o CEM tinha sob sua coordenação as atividades de canto coral (Coral Bento de Núrsia) e de Banda Marcial. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de criação do Centro de Educação Musical, sua trajetória como núcleo aglutinador das atividades extraclasse do Colégio São Bento de Olinda. Além disso, de dimensionar seu impacto na formação de recursos humanos e a influência do professor mentor na formação musical de seus estudantes. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, ou seja, fontes não escritas (objetos, fotografias, etc.) e escritas (documentos oficiais e não oficiais). Outra metodologia utilizada foi a genealogia acadêmica honorífica com adaptações. Com base na análise dos documentos encontrados, foi possível inferir qual o processo que levou a criação do CEM; qual das três modalidades de educação, discutidas nesse estudo, o CEM mais se adequava; a configuração do Curso Básico ofertado, que disponibilizava um certificado com mais de mil horas/aula; qual a linha pedagógica principal do curso e identificar alunos que concluíram o curso básico. Com base nas ações administrativas e pedagógicas e no volume de atividades que foram desenvolvidas por essa escola de música sob a coordenação do Professor Jader Cysneiros, foi possível dimensionar o impacto de sua supervisão na formação musical de estudantes que deram continuidade aos estudos na área de música.pt_BR
dc.format.extent236 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscola não formalpt_BR
dc.subjectColégio de São Bento de Olindapt_BR
dc.subjectAtividade extraclassept_BR
dc.subjectCanto Coralpt_BR
dc.subjectBanda Marcialpt_BR
dc.subjectGenealogia Acadêmica honoríficapt_BR
dc.titleFormação musical em uma escola alternativa de música: o Centro de Educação Musical do Colégio São Bento de Olindapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5615678215435460pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.description.abstractxThe Music Education Center (MEC) of São Bento High School operated from 1978 to 1987 and was under the direction of educator Jader de Alemão Cysneiros for six years. CEM was a school of music with an administrative council made up of only students of São Bento High School, with the exception of the Coordination Secretariat, occupied by College employees. Besides the basic music course with theory and practice studies, MEC also coordinated choral (Bento de Núrsia Choral) and marching band activities. The aim of the present study was to investigate the creation process of CEM, its course as an agglutinating center of extra-curricular activities at São Bento High School in the city of Olinda, as well as measure its impact on the formation of human resources and the influence of the mentor educator in the musical education of the students. This study was developed using bibliographic research as well as a documental method involving non-written (objects, photographs, etc.) and written (official and unofficial documents) sources. Academic genealogy with modifications was another method employed. Based on the analysis of the documents encountered, it was possible to infer the process that led to the creation of MEC, three educational modalities discussed in this study that MEC closest fit, the configuration of the basic course, which offered a certificate with more than one thousand hours/class, the main teaching line of the course, and identify students who concluded the basic course. Based on the administrative-teaching actions and the volume of activities developed by this school of music under the coordination of educator Jader Cysneiros, it was possible to measure the impact of his supervision on the musical education of students who continued their studies in the field of music.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8508-1230pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Claudio Augusto Gomes da Câmara.pdf8,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons