Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63619

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorSGARBI, Victor Souza-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:01:16Z-
dc.date.available2025-06-05T17:01:16Z-
dc.date.issued2009-03-20-
dc.identifier.citationSGARBI, Victor Souza. Níveis de sustentabilidade municipal e de competitividade sistêmica do Porto Digital: proposta e aplicação de modelo. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63619-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar a relação entre o nível de sustentabilidade de uma localidade e o nível de competitividade sistêmica de um arranjo produtivo local - APL, estabelecido nesta mesma localidade. Para tanto, o APL escolhido foi o de Tecnologia da Informação e Comunicação de Recife – Porto Digital. Durante a pesquisa foram utilizados os Índices de Desenvolvimento Sustentável para Municípios – IDSM, de Martins e Cândido (2008) que classifica os índices de sustentabilidade em seis dimensões distintas: social, demográfica, econômica, político-institucional, ambiental e cultural. Para o cálculo do nível da competitividade sistêmica, fez-se uso do modelo Instituto Alemão de Desenvolvimento – IAD, proposto por Esser at all (1994), que divide a competitividade em quatro níveis: micro, meso, macro e meta. Os índices do IDSM foram obtidos através da coleta de dados secundários, disponíveis na internet, já os dados necessários para a análise da competitividade sistêmica, foram obtidos através da aplicação de questionários com as empresas participantes do Porto Digital. A pesquisa demonstrou que o nível de sustentabilidade do município de Recife é maior que o nível de competitividade do APL Porto Digital. Durante o processo de pesquisa, pôde-se verificar que algumas características da competitividade sistêmica são afetadas por fatores relativos à sustentabilidade da região onde a empresa está inserida.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArranjo Produtivo Localpt_BR
dc.subjectIndicadores de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleNíveis de sustentabilidade municipal e de competitividade sistêmica do Porto Digital : proposta e aplicação de modelopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8780753465531965pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation has the objective to analyze the relation between the level of sustainability of a locality and the level of systemic competitiveness of a Local Productive Arrangement - LPA, established at the same locality. For this, was chosen the LPA of Information and Communication Technology in Recife - Porto Digital. During the search we used the Indices of Sustainable Development for Cities - IDSM of Martins and Cândido (2008) which classifies the levels of sustainability in six different dimensions: social, demographic, economic, political, institutional, environmental and cultural. To calculate the level of systemic competitiveness, it was made use of the German Development Institute - GDI model, proposed by Esser at all (1994), which divides the competitiveness of four levels: micro, meso, macro and meta. Indices of the IDSM were obtained through the collection of secondary data, available on the internet, and the necessary data for analysis of systemic competitiveness, were obtained through the application of questionnaires to the companies participating in the Porto Digital. The research showed that the level of sustainability of the city of Recife is greater than the level of competitiveness of the Port APL Digital. The research process was also found that some characteristics of systemic competitiveness are affected by factors relating to sustainability.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Victor Souza Sgarbi.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons