Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63606

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorARAGÃO, Aucilane Santos-
dc.date.accessioned2025-06-05T15:48:21Z-
dc.date.available2025-06-05T15:48:21Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.citationARAGÃO, Aucilane Santos. Variação na produtividade de diminutivos na fala de 'Boca Rosa': uma análise sociolinguística. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63606-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a frequência do sufixo diminutivo -(z)inho(a)(s) na fala da influenciadora digital Boca Rosa, doravante BR, à luz dos pressupostos teórico- metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]). O estudo investiga a variação desse sufixo ao longo do tempo, considerando variáveis linguísticas e variáveis extralinguísticas. Especificamente, examinamos a influência da Classe Gramatical (substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, pronome, interjeição e numeral) e da Semântica do Diminutivo (denotativo ou conotativo), bem como a relação entre a frequência do fenômeno e os fatores extralinguísticos Categoria do Vídeo (tutorial, vlog, recebidos, comprinhas, cuidados com o cabelo, doc #MãeNaReal e outros) e Ano de Publicação (2011-2023). O corpus utilizado é constituído por 50 vídeos do canal ‘Bianca Andrade’, na plataforma YouTube, compreendido como uma comunidade de práticas (Eckert; Mcconnell-Ginet, 1992), onde BR interage com seu público e agencia práticas linguísticas e significados sociais. Para as transcrições dos vídeos da nossa amostra, utilizamos o programa computacional ELAN (Hellwig; Geerts, 2013), o qual permite anotações de arquivos de áudio e vídeo. A análise quantitativa foi baseada na frequência relativa do diminutivo, expressa pelo número de ocorrências a cada mil palavras no corpus, a fim de identificar padrões de uso na fala da youtuber. A principal contribuição deste trabalho, em relação aos estudos anteriores sobre o uso do diminutivo na Sociolinguística Variacionista, está na abordagem de uma influenciadora digital como objeto de análise longitudinal. Ao investigar a fala de BR ao longo de mais de uma década de produção audiovisual, esta pesquisa possibilita observar a variação do fenômeno em um contexto de exposição pública contínua, atravessado por transformações pessoais e profissionais. A hipótese central que orienta a pesquisa é a de que a frequência de uso do diminutivo na fala da youtuber oscila ao longo dos anos, acompanhando tais mudanças em sua trajetória. De acordo com os dados obtidos, constatamos que BR utiliza o diminutivo com uma frequência maior no início do canal e essa frequência diminui e se estabiliza ao passar dos anos, acompanhando a mudança de imagem da youtuber, da adolescência, quando criou o canal aos 14 anos, à fase adulta, quando se tornou empresária de cosméticos femininos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectFrequência de uso do sufixo diminutivo -(z)inho(a)(s)pt_BR
dc.subjectBoca Rosapt_BR
dc.titleVariação na produtividade de diminutivos na fala de 'Boca Rosa' : uma análise sociolinguísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOUSHIRO, Livia-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0469213599547255pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the frequency of the diminutive suffix -(z)inho(a)(s) in the speech of digital influencer Boca Rosa, hereinafter BR, in light of the theoretical- methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]). The study investigates the variation of this suffix over time, considering linguistic and extralinguistic variables. Specifically, we examine the influence of Grammatical Class (noun, adjective, adverb, verb, pronoun, interjection and numeral) and Diminutive Semantics (denotative or connotative), as well as the relationship between the frequency of the phenomenon and the extralinguistic factors Video Category (tutorial, vlog, received, shopping, hair care, #MãeNaReal doc and others) and Year of Publication (2011-2023). The corpus used consists of 50 videos from the ‘Bianca Andrade’ channel on the YouTube platform, understood as a community of practices (Eckert; Mcconnell- Ginet, 1992), where BR interacts with her audience and manages linguistic practices and social meanings. To transcribe the videos in our sample, we used the ELAN software (Hellwig; Geerts, 2013), which allows annotations of audio and video files. The quantitative analysis was based on the relative frequency of the diminutive, expressed by the number of occurrences per thousand words in the corpus, in order to identify patterns of use in the YouTuber’s speech. The main contribution of this work, in relation to previous studies on the use of the diminutive in Variationist Sociolinguistics, is in the approach of a digital influencer as an object of longitudinal analysis. By investigating BR’s speech over more than a decade of audiovisual production, this research makes it possible to observe the variation of the phenomenon in a context of continuous public exposure, crossed by personal and professional transformations. The central hypothesis guiding the research is that the frequency of use of the diminutive in the YouTuber's speech fluctuates over the years, following such changes in her career. According to the data obtained, we found that BR uses the diminutive more frequently at the beginning of the channel and this frequency decreases and stabilizes over the years, following the change in the YouTuber's image, from adolescence, when she created the channel at the age of 14, to adulthood, when she became a businesswoman in women's cosmetics.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9719372821079096pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Aucilane Santos Aragão.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons