Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63540
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITE, Ana Carolina Gonçalves | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Thyago José Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T19:31:56Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T19:31:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Thyago José Gomes. Neoliberalismo, privatização da educação e a nova reforma do ensino médio: o ensino como valor de troca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63540 | - |
dc.description | 9 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho irá tratar o neoliberalismo como maquinário de produção de uma sociedade que tem seus pilares no desenvolvimento social a partir da economia descentralizada, do método de ganho, acumulação e distribuição de riquezas. Durante o desenvolvimento do texto serão iniciadas discussões sobre o Ensino Médio que é uma das fases do ciclo básico de crianças, adolescentes e adultos no mundo da educação. A partir das ideias e teorias da formação de tal episódio do ensino, será discutida a reforma do Ensino Médio, que foi construída dentro da articulação de um modelo neoliberal de se pensar os avanços da educação no Brasil, levando a conversa para um rumo de financeirização e união do estado com a privatização, visando a melhoria fictícia do cenário educacional brasileiro. Por fim, o trabalho irá traçar um paralelo entre o modelo neoliberal de se fazer economia, com a educação brasileira que vem seguindo o teorema da união entre o estado e a iniciativa privada, problematizando assim a visão falaciosa e intrigante que os autores da reforma tem da educação como moeda de troca de conhecimento num contexto de um país que não apresenta mercado de trabalho suficiente para empregar as próximas gerações atingidas pela reforma. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Financeirização | pt_BR |
dc.title | Neoliberalismo, privatização da educação e a nova reforma do ensino médio : o ensino como valor de troca | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0076915907895150 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3029444198078971 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work will treat neoliberalism as the production machinery of a society that has its pillars in the social development from the decentralized economy, method of gain, accumulation and distribution of wealth. During the development of the text, discussions will be initiated about High School, which is one of the phases of the basic cycle of children, adolescents and adults in the world of education. From the ideas and theories of the formation of such an episode of education, the reform of High School will be discussed, which was built within the articulation of a neoliberal model of thinking about the advances of education in Brazil, taking the conversation to a course of financialization and union of the state with privatization, aiming at the fictitious improvement of the Brazilian educational scenario. Finally, the paper will draw a parallel between the neoliberal model of economics and Brazilian education, which has been following the theorem of the union between the state and private initiative, thus problematizing the fallacious and intriguing vision that the authors of the reform have of education as a currency of knowledge exchange in the context of a country that does not have a sufficient labor market to employ the next generations affected by the reform. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0001-9556-9413 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thyago José Gomes Cruz.pdf | 535,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons