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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63539
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GALVÃO, Kécia da Silveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Gabriela Gonçalves de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T19:27:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T19:27:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Gabriela Gonçalves de Souza. Reginas Financeiras: cuidando das contas de casa e da empresa – identificando os 5I’s da extensão universitária pela voz das empreendedoras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63539 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a aplicabilidade dos “5 I’s da Extensão” (Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Impacto na Formação do Estudante e Impacto e Transformação Social) no Projeto Reginas Financeiras, desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (PROMORAR-Recife). A iniciativa visa promover a gestão financeira de mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com empreendedoras que participaram do curso “Descobrindo os Custos para Chegar ao Lucro”. As informações foram tratadas por meio de análise de conteúdo. O estudo identifica como os princípios extensionistas se materializam nas experiências relatadas, destacando elementos como troca de saberes entre universidade e comunidade, práticas interdisciplinares e o fortalecimento da autonomia econômica das participantes. Os resultados revelam que o projeto gerou impactos positivos tanto na formação acadêmica dos estudantes envolvidos quanto no desenvolvimento pessoal e profissional das empreendedoras. Constata-se que a aplicação estruturada das diretrizes da extensão universitária fortalece o papel social da universidade e contribui para a inclusão produtiva, evidenciando a relevância de ações extensionistas voltadas ao empreendedorismo feminino em contextos de vulnerabilidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Empreendedorismo feminino | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.title | Reginas Financeiras: cuidando das contas de casa e da empresa – identificando os 5I’s da extensão universitária pela voz das empreendedoras. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4397465978991698 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the applicability of two “5 I’s of Extensão” (Dialogic Interação, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, Indissociaibilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Impacto na Formação do Estudante e Impacto e Transformação Social) in the Reginas Financeiras Project, developed by the Federal University of Pernambuco (UFPE) in partnership with the Urban Requalification and Resilience Program in Socio-Environmental Vulnerability Areas (PROMORAR-Recife). The initiative aims to promote the financial management of entrepreneurial women in situations of social vulnerability. The research uses a qualitative approach, based on bibliographic review, documentary analysis and semi-structured interviews with entrepreneurs who participated in the course “Discovering Costs to Earn Profit”. The information is processed by means of content analysis. The study identifies how the extension principles materialize in the reported experiences, highlighting elements such as exchange of knowledge between universities and communities, interdisciplinary practices and the strengthening of the economic autonomy of the participants. The results reveal that the project had positive impacts both on the academic training of the students involved and on the personal and professional development of the entrepreneurs. It is confirmed that the structured application of university extension directorates strengthens the social role of the university and contributes to even production, evidencing the relevance of extension actions aimed at female entrepreneurship in contexts of vulnerability. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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