Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63530
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Emanuelle Alves Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T16:20:57Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T16:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-29 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Emanuelle Alves dos Santos. Literaturas Marginais nas escolas: o gênero batalha de rima na aula de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63530 | - |
dc.description.abstract | O ensino literário nas escolas a partir das recentes diretrizes e prescrições curriculares outorgadas, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), cada vez mais se abre para o trabalho com diferentes tipos de literatura em diálogo com o cânone literário. Diante desse cenário de ensino, este trabalho objetiva analisar e tecer uma reflexão acerca da possibilidade de ensino literário com as literaturas marginais, postuladas por Ferréz (2005), a partir do gênero literário marginal oral batalha de rima, a fim de contribuir na formação de leitores críticos e ampliar seus contatos literários na sala de aula, através de atividades práticas. Para isso, contextualiza-se o Hip Hop, a luz de Lourenço (2010) e Dornelas (2021), como parte identitária do gênero batalha de rima, bem como suas especificidades, detalhando seu funcionamento e estilísticas escolhidas para análise: batalha de conhecimento e batalha de ideologia, a partir de Alves (2016); Falcirolli e Borges (2012); Gonçalves (2015); Santos (2019) e Silva (2018); enxergando-as como objeto de ensino para o letramento literário nas escolas. Ademais, defende-se o lugar da batalha de rima como pertencente à categoria das literaturas marginais, evidenciando seu caráter dialógico, segundo Koch (2002) e Souza (2011), e ponderando a abertura do ensino literário quanto às literaturas orais marginais, apoiado-se em Aguiar e Suassuna (2013); Soares (2008) e Mota (2022). A seguir, analisa-se e constrói-se uma reflexão do gênero, nas modalidades estilísticas apresentadas, a partir da observação e interpretação de fragmentos de batalhas de rima, capturados de vídeos da internet, interpretando suas implicações linguísticas e sociais, vislumbrando-as no letramento literário. Caminhando para o fim, é sugerida uma proposta didática, inspirada na sequência básica de Cosson (2014) e proposição didática de Ribeiro (2020), utilizando a batalha de rima em diálogo com outras formas de poesia, a fim de contribuir como inspiração para alternativas de ensino literário com literaturas orais marginais. Por fim, reflete-se sobre as possíveis contribuições da pesquisa para a formação de leitores dos alunos, a partir das lentes marginais, ressaltando a batalha de rima como possível objeto de ensino para o caminho do trabalho com literaturas orais marginais na sala de aula. Assim, conclui-se caminhos de reflexão e interpretação através das vozes marginais, sendo possível passear e refletir diversas temáticas sociais na sala de aula, caminhos de análise linguística para a construção da cosmovisão dos rimadores, bem como, exercícios de criatividade e criticidade, para os alunos, a partir de construção de rimas que revelem suas opiniões quanto a seus contextos sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | batalha de rima | pt_BR |
dc.subject | literaturas orais marginais | pt_BR |
dc.subject | ensino literário | pt_BR |
dc.title | Literaturas Marginais nas escolas: o gênero batalha de rima na aula de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3884037924860354 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The literary education in schools, based on recent curricular guidelines such as the Base Nacional Comum Curricular (2018) - National Common Curricular Base, in English, increasingly opens up to the exploration of different types of literature in dialogue with the literary canon. In light of this educational context, this work aims to analyze and reflect on the possibility of literary education with marginal literatures, postulated by Ferréz (2005), focusing on the oral marginal literary genre of Batalha de Rima (rap battles), in order to contribute to the formation of critical readers and expand their literary experiences in the classroom through practical activities. To achieve this, the Hip Hop culture is contextualized as an integral part of the genre Batalha de Rima (Rap Battles) by the works of Lourenço (2010) and Dornelas (2021), along with the description of rap battles’ specificities, their functioning, their stylistic features - the chosen ones for analysis were Batalhas de Conhecimento (battles of knowledge) and “Batalhas de Ideologia” (battles of ideology) -, through writings of Alves (2016); Falcirolli and Borges (2012); Gonçalves (2015); Santos (2019) and Silva (2018), and their potential as objects for literary education in schools. Furthermore, the place of rap battles is advocated as belonging to the category of marginal literatures, highlighting their dialogical nature, according to Koch (2002) and Souza (2011), and advocating for the openness of literary education towards marginal oral literatures, grounded in the scholarship of Aguiar and Suassuna (2013); Soares (2008) and Mota (2022). Next, an analysis and reflection are constructed based on the observation and interpretation of fragments of rap battles, essentially pieces that are classified as one of the stylistic features previously mentioned, captured from internet videos. The purpose of this analysis is to interpret their linguistic and social implications, envisioning them within the realm of literary literacy. Moving towards the conclusion, a didactic proposal, inspired by Cosson’s (2014) basic sequence and Ribeiro’s (2020) didactic proposition, is suggested, thus, utilizing rap battles in dialogue with other forms of poetry to inspire alternative approaches to literary education with marginal oral literatures. Finally, reflections are made on the potential contributions of the research to the students' reader formation through marginal lenses, emphasizing the rap battle as a possible object for teaching in the pathway of working with marginal oral literatures in the classroom. Therefore, this project presents pathways for reflection and interpretation through marginal voices, in terms of facilitating the discussion for a diversity of social challenges in the classroom, proposing frameworks for analyzing the building of the rhymer’s worldview, and also, for criticizing and producing through exercises of rhyme creation, in consequence, enabling the educator to grasp more of students’ opinions about their social contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emanuelle Alves Dos Santos Andrade.pdf | 634,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons