Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63498
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MODESTO, Jeanne Claine de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, João Paulo Antonio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T12:19:36Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T12:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, João Paulo Antonio de. Caçada aos Tityus: um jogo investigativo sobre escorpionismo direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63498 | - |
dc.description.abstract | A história da educação brasileira é marcada por diversas fases e reformas que refletem as transformações sociais, políticas e econômicas do país. Com relação a alfabetização de jovens e adultos, as primeiras ações remontam aos tempos coloniais, mas foi a partir da década de 1940 que a modalidade se firmou como uma política nacional, em resposta a Constituição Federal de 1934. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até os dias atuais é bastante complexa e perpassa por inúmeras mudanças em sua estrutura. Atualmente, a EJA é voltada para aqueles que, por diversas razões, não tiveram acesso ou não puderam dar continuidade aos estudos em período regular, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. As Diretrizes Curriculares atuais para a modalidade definem que a EJA deve considerar o perfil dos estudantes, além da faixa etária, para definir a melhor proposta pedagógica, criando grandes desafios no desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos adequados às diferentes realidades das turmas. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo a construção de um recurso didático destinado a modalidade EJA, abordando uma temática atual e de grande relevância para a saúde pública, o escorpionismo. No Brasil, os acidentes causados por escorpiões do gênero Tityus é uma epidemia que já dura mais de uma década em muitas cidades e a prevenção dos acidentes e óbitos, através da educação da população, é a ferramenta mais eficaz de evitá-los. Assim, neste trabalho apresentamos um material lúdico, na forma de um jogo de investigação estilo “Detetive”, denominado Caçada ao Tityus, contendo cenários que simulam ambientes domésticos e locais que podem ser utilizados como esconderijos pelo animal. O jogo conta ainda com cartas informativas, cartas com desafios e uso de luz UV para encontrar escorpiões, simulando a fluorescência do seu exoesqueleto na natureza. Com o uso em sala desta proposta, esperamos reforçar práticas preventivas contra acidentes, estimular o pensamento crítico quanto às ações e consequências e o trabalho em equipe. A proposta também busca suprir a carência de recursos didáticos aplicáveis à realidade social e cotidiana de muitos estudantes da EJA, possibilitando uma aprendizagem significativa e engajadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Artrópodes | pt_BR |
dc.subject | Saúde humana | pt_BR |
dc.subject | Saúde única | pt_BR |
dc.title | Caçada aos Tityus: um jogo investigativo sobre Escorpionismo direcionado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3636075305365314 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/8907225756122596 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The history of Brazilian education is marked by several phases and reforms that reflect the social, political and economic transformations of the country. Regarding the literacy of young people and adults, the first actions date back to colonial times, but it was from the 1940s onwards that the modality established itself as a national policy, in response to the Federal Constitution of 1934. The trajectory of Youth and Adult Education (EJA) to the present day is quite complex and has undergone numerous changes in its structure. Currently, EJA is aimed at those who, for various reasons, did not have access to or were unable to continue their studies in regular periods, both in Elementary and High School. The current Curricular Guidelines for the modality define that EJA must consider the profile of students, in addition to their age group, to define the best pedagogical proposal, creating great challenges in the development of methodologies and teaching materials appropriate to the different realities of the classes. In view of this, this work aimed to build a teaching resource for the EJA modality, addressing a current and highly relevant theme for public health: scorpionism. In Brazil, accidents caused by scorpions of the genus Tityus are an epidemic that has lasted for more than a decade in many cities, and preventing accidents and deaths through education of the population is the most effective tool to avoid them. Thus, in this work we present a playful material, in the form of a “Detective” style investigation game, called Hunt for Tityus, containing scenarios that simulate domestic environments and places that can be used as hiding places by the animal. The game also includes informative cards, challenge cards, and the use of UV light to find scorpions, simulating the fluorescence of their exoskeleton in nature. By using this proposal in the classroom, we hope to reinforce preventive practices against accidents, stimulate critical thinking about actions and consequences, and teamwork. The proposal also seeks to address the lack of teaching resources applicable to the social and everyday reality of many EJA students, enabling meaningful and engaging learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Paulo Antonio de Carvalho (Correção).pdf Artículo embargado hasta 2026-05-31 | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons