Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63497
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Joelmir Marques da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Raul Pimentel de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T12:10:27Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T12:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Raul Pimentel de. Brincar para todos: uma análise da apropriação das crianças com deficiência no Parque Santana Ariano Suassuna.2025. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63497 | - |
dc.description.abstract | O brincar é essencial na vida das crianças, por oferecer situações imaginárias e, nesse processo, a exploração do mundo a sua volta. Neste contexto, os parques públicos desempenham um papel significativo no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças, por serem locais de encontros, lazer ativo e sociabilidade. Neste sentido, é importante que os projetos de parques públicos busquem conciliar as características físicas do ambiente com as diferentes especificidades da diversidade humana, a fim de proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para que as crianças com deficiência se apropriem desses espaços e tenham a garantia do direito ao lazer assegurada. Desta forma, objetivou-se com este estudo verificar a prática da inclusão social de crianças com deficiência e, para tanto, foi proposto um estudo de caso no Parque Santana Ariano Suassuna, localizado na Cidade do Recife, em Pernambuco. A pesquisa seguiu uma abordagem multimétodos, realizada através de procedimentos metodológicos como walkthrough, mapeamento comportamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos levaram a identificar que a apropriação do Parque Santana por crianças com deficiência é impactada por múltiplos fatores, incluindo barreiras físico-espaciais, limitações sensoriais e aspectos sociais. A observação direta revelou desafios que comprometem o brincar e a interação dessas crianças, como a falta de brinquedos acessíveis, a necessidade de manutenção dos equipamentos e a ausência de sinalizações e adaptações que favoreçam a mobilidade e a segurança. Além disso, a infraestrutura inadequada restringe a exploração do espaço, concentrando a permanência no playground infantil, em detrimento de outras áreas do parque. Os dados também evidenciaram que, mesmo não enfrentando problemas de acessibilidade, os cuidadores relataram dificuldades relacionadas à segurança e socialização, evidenciando que a experiência urbana infantil também é fortemente condicionada pelas percepções e decisões dos responsáveis, que acabam por restringir a autonomia das crianças. Essa limitação não só compromete a própria experiencia do brincar, mas também reduz as oportunidades de sociabilidade, tão importantes para o desenvolvimento humano. Assim, os resultados evidenciaram a necessidade de intervenções que promovam maior acessibilidade, adaptabilidade e inclusão nos parques públicos, garantindo um ambiente equitativo e estimulante que transmita segurança aos responsáveis, assegurando a participação social das crianças com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Parques públicos | pt_BR |
dc.subject | Criança com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Brincar para todos : uma análise da apropriação das crianças com deficiência no Parque Santana Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MARTINS, Dayse Luckwü | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8653091868105275 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8774813912136170 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | Play is essential in children's lives as it provides imaginary situations and, in this process, enables the exploration of the world around them. In this context, public parks play a significant role in children's physical and psychosocial development, as they serve as spaces for social encounters, active leisure, and interaction. In this sense, it is important that public park designs reconcile the physical characteristics of the environment with the diverse characteristics of human diversity to create an inclusive and welcoming space where children with disabilities can appropriate these environments and have their right to leisure guaranteed. Thus, this study aimed to examine the practice of social inclusion of children with disabilities through a case study conducted at Parque Santana Ariano Suassuna, located in the city of Recife, Pernambuco. The research adopted a multimethod approach, employing methodological procedures such as walkthroughs, behavioral mapping, and semi-structured interviews. The results identified that the appropriation of Parque Santana by children with disabilities is affected by multiple factors, including physical-spatial barriers, sensory limitations, and social aspects. Direct observation revealed challenges that hinder play and interaction, such as the lack of accessible playground equipment, the need for maintenance, and the absence of signage and adaptations that facilitate mobility and safety. Additionally, inadequate infrastructure restricts the exploration of the park, concentrating children's activities within the playground area to the detriment of other available spaces. The data also highlighted that, even though they did not face accessibility issues, caregivers report difficulties related to accessibility, safety, and socialization, demonstrating that the urban experience of these children is strongly conditioned by the perceptions and decisions of their caregivers, who ultimately limit their autonomy. This limitation not only affects the play experience itself but also reduces opportunities for socialization, which is essential for human development. Therefore, the findings highlight the need for interventions that enhance accessibility, adaptability and inclusion in public parks, ensuring an equitable and stimulating environment that conveys a sense of security to caregivers while guaranteeing the social participation of children with disabilities. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8109916461878613 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Raul Pimentel de Oliveira.pdf Artículo embargado hasta 2026-03-28 | 7,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons