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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCASTRO, José Filho da Costa-
dc.contributor.authorGOUVEIA, Felipe José de Coimbra Pinto-
dc.date.accessioned2025-05-30T00:58:13Z-
dc.date.available2025-05-30T00:58:13Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-05-12-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Felipe José Coimbra Pinto. Análise dos impactos causados na rede elétrica por sistemas integrados de carregamento veicular, geração fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia.2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63490-
dc.description.abstractDiante da crescente necessidade global em reduzir a dependência das fontes de energias não renováveis, o desenvolvimento e a utilização de veículos elétricos têm sido impulsionados em todo o mundo. Com base em acordos globais visando a redução das emissões de 𝐶𝑂2, diversos países têm adotado políticas que estipulam o fim da produção de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2030. Com essa nova tendência global, sistemas de carregamento veicular têm sido desenvolvidos com o intuito de suprir os diferentes níveis de potência elétrica necessários para o carregamento veicular. Desta forma, faz-se necessário compreender e analisar os potenciais impactos elétricos causados pelos centros de carregamento veicular, com o intuito de preservar os parâmetros de qualidade de energia e mitigar possíveis falhas no sistema elétrico. Diante desse cenário, o trabalho proposto desenvolveu uma análise de qualidade de energia sobre uma estação de recarga rápida integrada a uma microrrede composta por um uma usina fotovoltaica e um sistema de armazenamento de energia, ambos conectados a uma unidade consumidora comercial. A pesquisa avalia os principais parâmetros de qualidade de energia potencialmente impactados pela dinâmica de funcionamento das estações de recarga, incluindo a distorção harmônica de tensão, fator de potência, variação de tensão de curta duração e a flutuação de tensão. Para a realização deste trabalho, foi utilizado como fonte de dados o eletroposto desenvolvido pela CPFL em parceria com a UFPE, ITEMM e o grupo Moura, referente ao projeto CS3059 -Soluções de suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos; Eletropostos integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono) e Sistemas Fotovoltaicos, que faz parte da chamada estratégica 22 da ANEEL, localizado na Loja Decathlon em Campinas no estado de São Paulo.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidade de energiapt_BR
dc.subjectsistema de carregamento veicularpt_BR
dc.subjectmicrorredespt_BR
dc.subjectflutuação de tensãopt_BR
dc.subjectdistorção harmônicapt_BR
dc.titleAnálise dos Impactos causados na rede elétrica por sistemas integrados de carregamento veicular, geração fotovoltaica e sistema de armazenamento de energiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Samuel Dias-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9387633777266493pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4120241155931257pt_BR
dc.description.abstractxDue to the growing global need to reduce dependence on non-renewable energy sources, the development and adoption of electric vehicles have been expanding worldwide. Based on international agreements aimed at reducing CO₂ emissions, many countries have implemented policies to phase out the production of fossil fuel powered vehicles by 2030. With this global trend, vehicle charging systems have been developed to meet the different power levels required for charging. Therefore, it is essential to understand and analyze the potential electrical impacts of charging stations to maintain power quality standards and prevent possible failures in the electrical system. In this context, this study conducts a power quality analysis of a fast charging station integrated into a microgrid, which consists of a photovoltaic power plant and an energy storage system, both connected to a commercial consumer unit. The research evaluates key power quality parameters that may be affected by the operation of charging stations, including harmonic voltage distortion, power factor, short-duration voltage variations, and voltage fluctuation. The data for this study were collected from a charging station developed by CPFL in partnership with UFPE, ITEMM, and the Moura Group, as part of the CS3059 project – Solutions to Support the Expansion of Electric Vehicle Charging Infrastructure: Charging Stations Integrated with National Battery Technology (Lead-Carbon) and Photovoltaic Systems. This initiative is part of ANEEL’s Strategic Call 22 and is located at the Decathlon store in Campinas, São Paulo, Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4644692061135430pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Controle e Automação

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