Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63471
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PACHECO, José Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T12:51:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T12:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, José Augusto. Currículo, Aprendizagem e Avaliação. Uma abordagem face à agenda globalizada. Revista Lusófona de Educação, 17, 2011. p. 75-90. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63471 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares. É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 75-90 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem ao longo da vida | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | globalização | pt_BR |
dc.title | Currículo, Aprendizagem e Avaliação. Uma abordagem face à agenda globalizada. | pt_BR |
dc.type | TrechoObra | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2011 | - |
Aparece nas coleções: | Livros - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PACHECO. Curriculo, Aprendizagem e Avaliação. p.75-90.docx.pdf Acesso restrito | 316,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.