Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63449
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, André Antônio | - |
dc.contributor.author | Falcão, Lorena | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T16:09:47Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T16:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2026-04-15 | - |
dc.identifier.citation | Falcão, Lorena. Enraizar, Desabrochar, Florescer: vivências transfemininas sobre papel. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63449 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso, ou “estudo transpológico”, é uma busca de como representar as minhas vivências enquanto pessoa transfeminina através de lápis de cor sobre papel. O processo de preparação foi composto por dois momentos: o primeiro sendo a pesquisa estética, na qual realizei uma busca e levantamento de outros artistas visuais cujas obras inspiraram o meu trabalho; e o segundo momento, de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fomentar o trabalho. O processo de criação prático parte da investigação do lápis de cor, no qual realizei uma produção artística de dez obras conceituais e hiper-realistas, sempre partindo de vontades inconscientes seguidas pela busca do entendimento das mesmas, e pesquisas para completar as composições. O trabalho está estruturado de forma que insere outras mulheres trans e travestis, dedicando páginas azuis inteiras a citações de letras de músicas que me inspiraram antes e durante o meu processo de transição. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transpologia | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Lápis de cor | pt_BR |
dc.subject | Hiperrealismo | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.title | Enraizar, Desabrochar, Florescer: vivências transfemininas sobre papel | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0883504400978808 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5082481076087246 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final project, or “transpological study,” is a search on how to represent my experiences as a transfeminine person through colored pencils on paper. The preparation process consisted in two moments: the first being aesthetic research, in which I searched for and surveyed other visual artists, whose works inspired my work; and the second moment, bibliographical research, with the aim of fostering the work. The practical creation process begins with colored pencil research, in which I produced an artistic production of ten conceptual and hyper-realistic works, always starting from unconscious desires, then followed by the search for understanding them, and research to complete the compositions. The work is structured in a way that includes other trans women and “travestis”¹, dedicating entire blue pages to quotes from song lyrics that inspired me before and during my transition process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Artes Visuais – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-6484-2502 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lorena Falcão.pdf | 6,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons