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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Camila Iris da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T10:51:11Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T10:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Iris da. Representatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços, limites no respeito a diversidade. 2025. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisou a representatividade dos povos indígenas nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental. Foram examinados os livros "Da Escola para o Mundo" e "ApisMais História 1º ano", com base nos critérios de conteúdo, perspectiva, diversidade, atualidade, linguagem e imagens. O objetivo deste estudo é analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa busca mapear as obras seguem as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem uma perspectiva que respeite a diversidade cultural e histórica dos povos originários. A metodologia adotada para esta pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental dos materiais didáticos. A investigação também se apoia em diretrizes educacionais e referenciais teóricos que discutem a importância da valorização da cultura indígena no ensino básico com autores como Munduruku (2012), Pereira (2022), Alves e Oliveira (2021) entre outros. Os resultados indicam que ambos os materiais didáticos ainda perpetuam estereótipos e representam os povos indígenas de forma superficial, sem considerálos como protagonistas da história brasileira. Conclui-se que é necessário ampliar a perspectiva dos materiais didáticos, incluindo autores indígenas, diversificando as representações culturais e promovendo uma visão mais crítica e atualizada sobre os povos originários no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Povos Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | Representatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços e limites. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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