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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Camila Iris da-
dc.date.accessioned2025-05-28T10:51:11Z-
dc.date.available2025-05-28T10:51:11Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Iris da. Representatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços, limites no respeito a diversidade. 2025. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63433-
dc.description.abstractEste estudo analisou a representatividade dos povos indígenas nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental. Foram examinados os livros "Da Escola para o Mundo" e "ApisMais História 1º ano", com base nos critérios de conteúdo, perspectiva, diversidade, atualidade, linguagem e imagens. O objetivo deste estudo é analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos de História do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa busca mapear as obras seguem as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem uma perspectiva que respeite a diversidade cultural e histórica dos povos originários. A metodologia adotada para esta pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, análise qualitativa e documental dos materiais didáticos. A investigação também se apoia em diretrizes educacionais e referenciais teóricos que discutem a importância da valorização da cultura indígena no ensino básico com autores como Munduruku (2012), Pereira (2022), Alves e Oliveira (2021) entre outros. Os resultados indicam que ambos os materiais didáticos ainda perpetuam estereótipos e representam os povos indígenas de forma superficial, sem considerálos como protagonistas da história brasileira. Conclui-se que é necessário ampliar a perspectiva dos materiais didáticos, incluindo autores indígenas, diversificando as representações culturais e promovendo uma visão mais crítica e atualizada sobre os povos originários no Brasil.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleRepresentatividade indígena nos livros didáticos de história do 1ºano do ensino fundamental: avanços e limites.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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