Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÜLLER, Elaine-
dc.contributor.authorPEDROSO, Sueliton Fagner Pereira-
dc.date.accessioned2025-05-27T20:56:52Z-
dc.date.available2025-05-27T20:56:52Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationPEDROSO, Sueliton Fagner Pereira. Preservação de jogos eletrônicos: desafios sob um olhar museológico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424-
dc.description.abstractO presente trabalho traz a importância da preservação dos jogos eletrônicos e seus desafios. Sua importância é afirmada através de um olhar museológico, utilizando-se de conceitos que os colocam como cultura e como parte dessa interdisciplinaridade que a Museologia se propõe a trabalhar. Através de pesquisas bibliográficas, qualitativas e exploratórias, é mostrado como os videogames são objetos passíveis de musealização. Para um maior entendimento, são dados contextos da história dos videogames; conceitos sobre conservação, destacando ameaças aos objetos físicos; exemplos de instituições que procuram preservar os jogos eletrônicos em diversas formas, seja por manter uma biblioteca on-line sobre o universo que permeia os videogames, seja por uma exposição itinerante com diversos consoles antigos jogáveis, que visita diversos lugares do Brasil; e, por fim, quatro formas de como jogos antigos podem estar disponíveis outra vez, sob um pretexto capitalista e comercial, mas que acaba por beneficiar a história, o acesso e o legado dos mesmos.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.titlePreservação de jogos eletrônicos : desafios sob um olhar museológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9010135177015707pt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses the importance of preserving electronic games and their challenges. Their importance is affirmed through a museological perspective, using concepts that place them as culture and as part of this interdisciplinarity that Museology proposes to work on. Through bibliographical, qualitative and exploratory research, it is shown how video games are objects that can be transformed into museum objects. For a better understanding, contexts of the history of video games are given; concepts about conservation, highlighting threats to physical objects; examples of institutions that seek to preserve electronic games in various ways, whether by maintaining an online library about the universe that permeates video games, or by a traveling exhibition with several old playable consoles, which visits various places in Brazil; and, finally, four ways in which old games can be made available again, under a capitalist and commercial pretext, but which ends up benefiting their history, access and legacy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Museologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sueliton Fagner Pereira Pedroso.pdf969,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons