Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MÜLLER, Elaine | - |
dc.contributor.author | PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T20:56:52Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T20:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira. Preservação de jogos eletrônicos: desafios sob um olhar museológico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz a importância da preservação dos jogos eletrônicos e seus desafios. Sua importância é afirmada através de um olhar museológico, utilizando-se de conceitos que os colocam como cultura e como parte dessa interdisciplinaridade que a Museologia se propõe a trabalhar. Através de pesquisas bibliográficas, qualitativas e exploratórias, é mostrado como os videogames são objetos passíveis de musealização. Para um maior entendimento, são dados contextos da história dos videogames; conceitos sobre conservação, destacando ameaças aos objetos físicos; exemplos de instituições que procuram preservar os jogos eletrônicos em diversas formas, seja por manter uma biblioteca on-line sobre o universo que permeia os videogames, seja por uma exposição itinerante com diversos consoles antigos jogáveis, que visita diversos lugares do Brasil; e, por fim, quatro formas de como jogos antigos podem estar disponíveis outra vez, sob um pretexto capitalista e comercial, mas que acaba por beneficiar a história, o acesso e o legado dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Museologia | pt_BR |
dc.subject | Videogames | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.title | Preservação de jogos eletrônicos : desafios sob um olhar museológico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9010135177015707 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper discusses the importance of preserving electronic games and their challenges. Their importance is affirmed through a museological perspective, using concepts that place them as culture and as part of this interdisciplinarity that Museology proposes to work on. Through bibliographical, qualitative and exploratory research, it is shown how video games are objects that can be transformed into museum objects. For a better understanding, contexts of the history of video games are given; concepts about conservation, highlighting threats to physical objects; examples of institutions that seek to preserve electronic games in various ways, whether by maintaining an online library about the universe that permeates video games, or by a traveling exhibition with several old playable consoles, which visits various places in Brazil; and, finally, four ways in which old games can be made available again, under a capitalist and commercial pretext, but which ends up benefiting their history, access and legacy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Museologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sueliton Fagner Pereira Pedroso.pdf | 969,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons