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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63373

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Ana Cláudia Barbosa de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Tuana Maria da-
dc.date.accessioned2025-05-26T18:21:32Z-
dc.date.available2025-05-26T18:21:32Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-05-26-
dc.identifier.citationSilva, Tuana Maria da. O TILS educacional diante de uma criança surda e autista numa escola municipal da cidade de Moreno-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Libra) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63373-
dc.description.abstract: O TILS educacional tem a função de mediar à comunicação entre o aluno surdo, o professor regente e os demais funcionários da escola. Mas ao se tratar de um aluno com múltipla deficiência a abordagem desse profissional necessita de adaptações metodológicas. Essa pesquisa trata de um relato de experiência vivenciado por uma Intérprete de Libras que acompanha um surdo com autismo em uma escola municipal na cidade de Moreno - PE. O objetivo deste trabalho é compreender quais competências cabe ao Tradutor Intérprete de língua de sinais que exerce a função na sala de aula com um estudante surdo e autista nível 3 de suporte. Com o propósito de alcançar uma resposta, nos lançamos aos estudos de documentos, legislação e artigos que mencionam o assunto. Neste trabalho, como base teórica estão contidos os dados da pesquisa Nacional e Saúde (PNS) de 2019, como também os Estudos da Tradução e Interpretação em Língua de Sinais (ETILS), assegurados pela lei que regulamenta a profissão do Tradutor e Intérprete: 12.319/2010 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI): 13.146/2015. No que diz respeito ao TILS educacional, temos como referência teórica, Albres (2015) e Lacerda (2009) Quadros (2004) e por último, o tópico sobre autismo e surdez é embasado em Kanner (1943), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais (DSM-5) e o decreto 5.626/2005 que regulamenta a Lei 10.436/2002 que reconhece a Libras como língua da comunidade surda brasileira.pt_BR
dc.format.extent15 P.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectIntérprete educacionalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleO TILS educacional diante de uma criança surda e autista numa escola municipal da cidade de Moreno - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2773114664412246pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5327432846770332pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

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