Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63330

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Érico Andrade Marques de-
dc.contributor.authorCORREIA, Sérgio Gabriel Concença-
dc.date.accessioned2025-05-20T20:37:43Z-
dc.date.available2025-05-20T20:37:43Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.date.submitted2025-05-16-
dc.identifier.citationCORREIA, Sérgio Gabriel Concença. Filosofia do cuidado (Kisalu) na arte de cuidar das crianças (Kindezi) : contribuições da cosmologia Bantu-Kongo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63330-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aspira refletir sobre os aspectos fundamentais do pensar Bantu-Kongo referentes ao entendimento de Cura [N´kisi] como elemento filosófico e organizador da cosmologia entre os Kongo, para a conceituação de uma Filosofia do Cuidado [Kisalu] em consonância com pensador congolês Bunseki Fu-Kiau. Tais perspectivas, vivenciadas em parte do continente africano, foram recriadas nos deslocamentos para os territórios afrodiáspóricos, como o Brasil, e por meio desta continuidade situam a ancestralidade em destaque. Apesar das intenções coloniais prescritas nos primeiros trabalhos de linguistas e filósofos referente aos Banto e do epistemicídio largamente praticado pelas ciências humanas no Brasil no século XIX, evidenciamos os terreiros de Candomblé-Angola como espaços de formação sobre aspectos do pensamento africano que se distanciam radicalmente de metafísicas e éticas desenvolvidas pelo pensamento ocidental. Assim, estabelecem-se, no texto, conexões entre o pensamento africano, pensamento indígena e negros brasileiros numa ideia circular bantu-kongo em que as pessoas chegam ao mundo como um sol vivo e podem intervir nele a partir de Kindezi (A arte de cuidar de uma criança) construindo uma perspectiva pluriontológica nos caminhos de Tukula (mais alto estágio de criatividade e conhecimento) numa simetria dos aspectos do Cuidado.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCosmologia Bantu-Kongopt_BR
dc.subjectFilosofias africanaspt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleFilosofia do cuidado (Kisalu) na arte de cuidar das crianças (Kindezi) : contribuições da cosmologia Bantu-Kongopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Janayna Silva Cavalcante de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7569182565636591pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0725459534795685pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to reflect on the fundamental aspects of Bantu-Kongo thought regarding the understanding of Healing [N'kisi] as a philosophical and organizing element of cosmology among the Kongo people, towards the conceptualization of a Philosophy of Care [Kisalu] in line with the Congolese thinker Bunseki Fu-Kiau. These perspectives, experienced in parts of the African continent, were recreated in the displacements to Afro-diasporic territories, such as Brazil, and through this continuity, highlight ancestry. Despite the colonial intentions prescribed in the early works of linguists and philosophers regarding the Bantu and the epistemicide widely practiced by the human sciences in Brazil in the 19th century, we highlight the terreiros of Candomblé-Angola as spaces of formation on aspects of African thought that radically distance themselves from metaphysics and ethics developed by Western thought. Thus, the text establishes connections between African thought, indigenous thought, and Black Brazilians in a circular Bantu-Kongo idea in which people come into the world as a living sun and can intervene in it through Kindezi (The art of caring for a child), building a pluriontological perspective on the paths of Tukula (highest stage of creativity and knowledge) in a symmetry of the aspects of Care.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0431569973224746pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Sergio Gabriel Concença Correia.pdf489,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons