Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63286
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Felipe Rafael Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T11:40:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T11:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Felipe Rafael Xavier. Uma sequência didática sobre as fases da lua para os anos finais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física –Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63286 | - |
dc.description.abstract | Considerando o ensino de Física e seus desafios, novas metodologias estão sendo desenvolvidas para facilitar cada vez mais a abordagem dos temas, especialmente aqueles que são raramente discutidos. Este trabalho apresenta uma sequência didática com o objetivo de promover uma atividade interativa, de forma que o ensino de astronomia se torne mais dinâmico, por meio de um jogo teatral entre os alunos sobre as fases da Lua no ensino fundamental. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica de outros estudos envolvendo as fases da Lua e seu ensino, buscando compreender como os estudantes relacionam seus conhecimentos prévios às explicações científicas. A sequência didática foi aplicada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Bezerros, no agreste de Pernambuco, e teve como objetivo contribuir e ampliar a compreensão dos alunos sobre o tema. As atividades foram planejadas para conduzir gradualmente os estudantes à construção de explicações mais complexas sobre as fases da Lua, até que pudessem compreender seus movimentos sob uma perspectiva tridimensional. A análise dessa aplicação mostrou que a experiência foi positiva para a aprendizagem dos alunos, com um retorno claro indicando que a atividade proporcionou uma vivência significativa, rompendo com o modelo tradicional de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Sequencia didática | pt_BR |
dc.subject | Fases da lua | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática sobre as fases da lua para os anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2718602611421944 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering the teaching of Physics and its challenges, new methodologies are being developed to increasingly facilitate the approach to topics, especially those that are rarely discussed. This work presents a didactic sequence aimed at promoting an interactive activity, in such a way that astronomy teaching becomes more dynamic, through a theatrical game among students about the phases of the Moon in elementary education. The research begins with a literature review of other studies involving the Moon phases and their teaching, seeking to understand how students relate their prior knowledge to scientific explanations. The didactic sequence was applied in an eighth-grade class at a public school in the city of Bezerros, in the countryside of Pernambuco, and aimed to contribute to and enhance students’ understanding of the topic. The activities were designed to gradually lead students to build more complex explanations about the Moon phases, until they could understand its movements from a three-dimensional perspective. The analysis of this application showed that the experience was positive for student learning, with clear feedback indicating that the activity created a meaningful experience, breaking away from the traditional teaching model. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_FELIPE_RAFAEL_XAVIER_SILVA.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons