Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63270

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorLIMA, Kaline Batista de-
dc.contributor.authorFRANÇA, Marcia Adrielly Ramos de-
dc.date.accessioned2025-05-16T12:11:02Z-
dc.date.available2025-05-16T12:11:02Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationLIMA, Kaline Batista de; FRANÇA, Marcia Adrielly Ramos de. Construção de identidades discursivas em anúncios de emprego para secretárias executivas: um estudo sobre estratégias linguísticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63270-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a construção de identidades discursivas e o uso de estratégias linguísticas em anúncios de emprego para secretárias executivas publicados na plataforma LinkedIn. A análise baseia-se nos pressupostos teóricos de Patrick Charaudeau (2009, 2017), que constituem a principal referência na compreensão do processo de construção de identidades no e pelo discurso, além dos estudos sobre a formação em Secretariado Executivo e trabalho remoto na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada pela análise discursiva, com foco em 27 anúncios coletados entre setembro de 2024 e março de 2025, que nos permitiu analisar a construção do perfil almejado para a vaga de secretária executiva, bem como refletir sobre as práticas linguísticas e as dinâmicas de poder. Os dados revelam que os anúncios associam a secretária à obediência, disponibilidade, comportamento adequado e versatilidade. Essa linguagem reforça papéis tradicionais e uma identidade profissional subordinada, com pouca autonomia. Espera-se que a profissional esteja sempre acessível e adaptável ao ambiente corporativo. Conclui-se que os discursos analisados mantêm estereótipos de gênero e reduzem a complexidade do trabalho no secretariado, apontando para a urgência de discursos mais inclusivos e conscientes.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectIdentidade Discursivapt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectAnúncios de Empregopt_BR
dc.titleConstrução de identidade discursivas em anúncios de emprego para secretárias executivas: um estudo sobre estratégias linguísticas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6972764174537457pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1181541280840012pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze the construction of discursive identities and the use of linguistic strategies in job advertisements for executive secretaries published on the LinkedIn platform. The analysis is based on the theoretical assumptions of Patrick Charaudeau (2009, 2017), who constitute the main reference in understanding the process of identity construction in and through discourse, in addition to studies on training in Executive Secretariat and remote work in contemporary times. This is a qualitative study, guided by discursive analysis, focusing on 27 advertisements collected between September 2024 and March 2025, which allowed us to analyze the construction of the desired profile for the executive secretary position, as well as to reflect on linguistic practices and power dynamics. The data reveal that the advertisements associate the secretary with obedience, availability, appropriate behavior, and versatility. This language reinforces traditional roles and a subordinate professional identity, with little autonomy. The professional is expected to always be accessible and adaptable to the corporate environment. It is concluded that the analyzed speeches maintain gender stereotypes and reduce the complexity of secretarial work, pointing to the urgency of more inclusive and conscious speeches.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-8384-3706pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-2939-0513pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kaline Batista de Lima; Marcia Adrielly Ramos de França.pdf.pdf8,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons