Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63230

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALCOFORADO, Elidomar da Silva-
dc.contributor.authorMENDES, Rafaela da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-14T18:41:46Z-
dc.date.available2025-05-14T18:41:46Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationMENDES, Rafaela. De likes a reservas: uma investigação netnográfica sobre o marketing de influência na hotelaria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Hotelaria) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63230-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar como os influenciadores digitais impactam a percepção dos clientes, o engajamento nas redes sociais e o volume de reservas no setor hoteleiro. Com o crescimento do marketing de influência, as estratégias de divulgação passaram a depender de campanhas nas redes sociais para impactar o público. A pesquisa utiliza uma abordagem netnográfica (análise das mídias sociais) para entender o comportamento dos consumidores diante de campanhas promovidas nas redes sociais pelos criadores de conteúdo. A metodologia combina análise qualitativa e quantitativa, incluindo entrevistas semiestruturadas, avaliação de comentários dos hóspedes/clientes, gestores/profissionais hoteleiros e influenciadores digitais e correlação entre métricas de engajamento e número de reservas. Os resultados indicam que o marketing de influência, quando alinhado ao perfil da marca e do influenciador certo, contribui para o aumento do engajamento, das reservas e visibilidade do empreendimento hoteleiro. Concluímos que essa estratégia se tornou essencial para a hotelaria e quando feitos da maneira correta facilitam a conversão das interações online dos consumidores digitais em hóspedes.pt_BR
dc.format.extent35pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMarketing de influênciapt_BR
dc.subjecthotelariapt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.subjectinfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectnetnografiapt_BR
dc.titleDE LIKES A RESERVAS: uma investigação netnográfica sobre o marketing de influência na hotelariapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6864014988621371pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze how digital influencers impact customer perception, engagement on social media, and booking volume in the hotel industry. With the growth of influencer marketing, advertising strategies have come to rely on social media campaigns to impact the public. The research uses a netnographic approach (social media analysis) to understand consumer behavior when faced with campaigns promoted on social media by content creators. The methodology combines qualitative and quantitative analysis, including semi-structured interviews, evaluation of comments from guests/customers, hotel managers/professionals, and digital influencers, and correlation between engagement metrics and number of bookings. The results indicate that influencer marketing, when aligned with the brand profile and the right influencer, contributes to increasing engagement, bookings, and visibility of the hotel business. We conclude that this strategy has become essential for the hotel industry and, when done correctly, facilitates the conversion of online interactions of digital consumers into guests.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Hotelariapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Hotelaria

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC RAFAELA DA SILVA MENDES.pdf579,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.