Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Renan Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Taíssa Maria dos-
dc.date.accessioned2025-05-14T18:16:12Z-
dc.date.available2025-05-14T18:16:12Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Taíssa Maria dos. O secretário executivo como gestor de projetos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63225-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto à formação de profissionais capacitados para atuarem na gestão de projetos. Desse modo, sua fundamentação teórica aborda as competências secretariais e dos gestores de projetos, bem como conceitos da gestão de projetos e a atuação do secretário executivo nessa área. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, de cunho descritivo e exploratório, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário objetivou coletar dados dos discentes de Secretariado da UFPE, visando responder aos objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram que o curso contribui para o desenvolvimento de competências necessárias à gestão de projetos, porém foram identificadas lacunas, como a ausência de disciplinas específicas e baixa integração entre a teoria e a prática, fatores que limitam essa contribuição. No entanto, essas lacunas podem ser resolvidas se houver um melhor alinhamento da grade curricular do curso para aproveitar a oportunidade de inserir o secretário na gestão de projetos.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSecretário Executivopt_BR
dc.subjectGestão de Projetospt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.titleO secretário executivo como gestor de projetos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1874099208168197pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9980419912272571pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze the contribution of the Executive Secretarial course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) to the formation of professionals qualified to work in project management. In this way, its theoretical framework addresses the competencies of executive secretaries and project managers, as well as concepts of project management and the role of the executive secretary in this area. The methodology used was qualitative-quantitative, descriptive, and exploratory, utilizing a questionnaire as a data collection instrument. The questionnaire aimed to collect data from UFPE's Secretarial students, with the goal of addressing the research objectives. The results indicated that the course contributes to the development of competencies necessary for project management; however, gaps were identified, such as the lack of specific subjects and low integration between theory and practice, factors that limit this contribution. However, these gaps can be addressed if there is a better alignment of the course curriculum to seize the opportunity to integrate the executive secretary into project management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Taíssa Maria dos Santos.pdf797,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons